Com investimento de R$ 8,6 milhões, ETE em Exú vai atender 1,3 mil alunos do município e região. Em Garanhuns, a ETE Ariano Suassuna está em fase final de conclusão da obra, e deve ser a 43ª Escola Técnica Estadual de Pernambuco
Finalizando a agenda no Sertão do Araripe, o governador Paulo Câmara autorizou, na noite da quinta-feira (14.06), o início das obras de construção de mais uma unidade da Escola Técnica Estadual (ETE), desta vez, no município de Exú. O equipamento terá capacidade para atender 1,3 mil alunos, e contará com investimentos da ordem de R$ 8,6 milhões. Paulo aproveitou a passagem pelo município para inaugurar as obras de pavimentação em paralelepípedos graníticos de ruas do centro urbano, que contou com recursos do FEM, no valor de 1,5 milhão.

“Vim aqui hoje para dar início a essa grande conquista não só para o povo de Exú, mas para todos os municípios que também serão beneficiados com essa Escola Técnica. Essa unidade será muito importante para a formação dos estudantes. Estamos muito satisfeitos porque estamos vendo a transformação de Pernambuco acontecer por meio da educação e só a educação vai fazer Pernambuco um Estado diferenciado e preparado para os desafios do futuro. E é com esse tipo de ação que a gente quer mudar Pernambuco”, afirmou o governador Paulo Câmara.
O projeto de construção da ETE é composto por auditório; bloco de acesso e biblioteca; bloco pedagógico/administrativo; 12 salas de aula; laboratório de biologia; laboratório de química; laboratório de física; laboratório de matemática; laboratório de línguas; laboratório de informática; bloco de serviços e vivência; quadra poliesportiva coberta (com vestiários e sala multiuso) e laboratórios especiais (Ensino Profissionalizante).

O secretário de Educação, Fred Amâncio, relembrou que a construção dessa ETE faz parte de um projeto iniciado dez anos atrás como uma estratégia de desenvolvimento. “É um projeto de transformação da educação de Pernambuco, pois permite a formação técnica dos nossos estudantes. Isso torna a escola mais atrativa e faz com que eles tenham a oportunidade de seguir os próprios projetos de vida. Mesmo com a crise, o governador Paulo Câmara continuou a investir na educação dos estudantes pernambucanos e, efetivamente, não apenas contribuir para o futuro dos nossos jovens, mas pelo futuro de nosso Estado.”, registrou Fred, destacando que, atualmente, o Estado conta com 42 escolas técnicas.
O prefeito do município, Raimundinho Saraiva, falou da gratidão pelo Governo de Pernambuco por cumprir um sonho antigo do Exú. “Fico satisfeifo demais de participar de um momento como esse. Enche-me de alegria e emoção passar por minhas mãos uma obra de tão grande valor para a populacão exuense. Em um momento de crise como o que o Brasil está e honrar compromissos como esse da escola técnica é muito difícil, mas o governador conseguiu”, destacou.
Acompanharam o ato o deputado federal Tadeu Alencar; os deputados estaduais Lucas Ramos e Rodrigo Novaes; os secretários-executivos Marcelo Canuto (Casa Civil); e João Charamba (Educação).
Fotos: Aluisio Moreira/SEI