terça-feira, 1 de setembro de 2020

Senac oferta novas vagas em cursos gratuitos EAD

Interessados devem ter renda familiar de até dois salários mínimos por pessoa



Formar profissionais para as áreas do comércio e saúde com foco na transformação social é a proposta dos cursos com vagas gratuitas do Senac EAD. Nesta nova leva, serão oferecidas 108 vagas nas qualificações profissionais a distância em Representante Comercial, Vendedor e Vendedor de Serviços e Produtos Ópticos. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.ead.senac.br/gratuito, a partir desta quinta-feira (3/9), e seguem até o esgotamento das vagas.

Os cursos fazem parte do Programa Senac de Gratuidade (PSG) e, entre os pré-requisitos necessários para concorrer às vagas, os interessados deverão ter renda familiar máxima de dois salários mínimos por pessoa, além de atender aos critérios de cada curso, como ter idade mínima de 15 ou 16 anos. As cargas-horárias variam de 160h a 240h, de acordo com a qualificação escolhida. As vagas estão disponíveis para todo o estado de Pernambuco.

Mais informações sobre cada curso podem ser obtidas pelo telefone 0800.081.1688 ou pelo e-mail ead@pe.senac.br.

Cursos disponíveis:
Representante Comercial
Vendedor
Vendedor de Serviços e Produtos Ópticos
Inscrições: site do Senac EAD: www.ead.senac.br/gratuito

Secult-PE e Fundarpe recebem pedido de tombamento da Capela das Almas, em Garanhuns

O monumento religioso é uma construção do século XVIII que abriga o antigo cruzeiro



A pedido do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC), a Secretaria Estadual de Cultural (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), deram início ao processo de tombamento da Capela das Almas, no Quilombto do Castainho, em Garanhuns.

O monumento religioso é uma construção do século XVIII que abriga o antigo cruzeiro, a primitiva cruz das Almas, e também serviu como cenário para a realização de cultos e práticas religiosas de origem africana.

O processo de tombamento ainda não tem data para conclusão pois, uma vez apresentadas as observações recomendadas pelo CEPPC à Secult-PE e Fundarpe, o processo é encaminhado para o governador do Estado, responsável pela publicação do decreto de tombamento. Depois de publicado, o decreto é despachado ao CEPPC, que inscreve os imóveis no seu livro de tombo.

Atlas da Violência 2020 ressalta avanço de Pernambuco na Segurança Pública

Estado foi destaque na redução de homicídios em geral, além de jovens e mulheres





O Atlas da Violência 2020, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e lançado na última quinta-feira (27/08), analisa dados da criminalidade no País entre 2008 e 2018. A publicação destaca o avanço de Pernambuco na Segurança Pública com números expressivos de redução. No comparativo entre os anos de 2017 e 2018, Pernambuco teve a segunda maior queda na taxa de homicídios do Brasil, ficando atrás apenas do Acre. No mesmo intervalo de tempo, o Estado foi campeão na redução da taxa de assassinatos de jovens. Já na avaliação dos índices de 2008 a 2018, Pernambuco registrou a quarta maior diminuição de homicídios cometidos contra mulheres do País.

Para o governador Paulo Câmara, o Atlas retrata todo o esforço realizado na Segurança Pública, através do programa Pacto pela Vida. “Temos uma política pública consistente de enfrentamento à violência desde 2007. O Pacto pela Vida é reconhecido internacionalmente por sua eficiência neste combate”, destacou o governador.

Os dados do Atlas consideram os números até 2018. Em 2019, Pernambuco continuou reduzindo homicídios, atingindo a segunda menor taxa da série histórica, iniciada em 2004. Em 2020, a pandemia do novo coronavírus dificultou o enfrentamento à violência, o que ocasionou o aumento das taxas de assassinatos na maior parte dos Estados brasileiros.

“Tivemos um primeiro semestre difícil, mas neste mês de agosto há um indicativo de que vamos voltar a reduzir o número de homicídios em todas as regiões do Estado”, pontuou o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua.

Todos os dados do Atlas da Violência 2020 estão disponíveis na página do Fórum Brasileiro de Segurança Pública na internet: www.forumseguranca.org.br

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.