sábado, 19 de setembro de 2015

Licitação no IFPE Garanhuns. SAIBA MAIS






O Campus Garanhuns do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) publicou nessa segunda (14), no Diário Oficial da União, aviso de licitação para contratação de pessoa física ou jurídica para instalação e exploração de cantina em suas dependências. A licitação será na modalidade Concorrência.

A Concorrência nº 02/2015 acontecerá dia 19/10, a partir das 8h, na Sala de Reuniões do Campus Garanhuns.

O edital está disponível no compranet.gov.br e www.ifpe.edu.br

Outras informações podem ser obtidas através do telefone (87) 3221-3109, pelo e-mail compras@garanhuns.ifpe.edu.br ou na Coordenação de Compras e Licitações (CCLI) do Campus Garanhuns.

4000 EMPREGOS NA RETOMADA DAS ATIVIDADES DA USINA CRUANGI EM PERNAMBUCO




Após quatro anos inativa, a Usina Cruangi, em Timbaúba, retomou as atividades na última terça-feira, 15, com a previsão de geração de quatro mil empregos diretos e de beneficiamento de 500 mil toneladas de cana-de-açúcar na próxima safra. O Governador Paulo Câmara e o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, acompanhados de parlamentares e representantes do setor, participaram da solenidade de reabertura da unidade, que será comandada pela Cooperativa da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco -COAF.

A reativação da Cruangi e da Pumaty, em Joaquim Nabuco, na Mata Sul, sob o comando de pequenos e médios fornecedores tornou-se realidade com o apoio do Governo de Pernambuco que reduziu em 50% a carga tributária nas operações com Álcool Etílico Hidratado Combustível (AEHC), para usinas em recuperação judicial inativas há mais de um ano e que estejam arrendadas as cooperativas de produtores de cana-de-açúcar.

O governador, Paulo Câmara ressaltou que o mecanismo de incentivo fiscal e o cooperativismo vão facilitar a reabertura de outras usinas, impulsionando a economia canavieira do Estado. "Hoje tivemos a oportunidade de dar continuidade a esse trabalho, que é o sonho de muita gente. Sonho que foi construído junto. E um sonho, quando é construído junto, já dizia Dom Hélder, acontece. Doutor Arraes fez o que vocês já sabem em relação ao homem do campo. Eduardo herdou isso, e eu não posso ser diferente dessa escola que quer o bem de Pernambuco", enfatizou Camâra. 

Pernambuco é o segundo maior produtor de cana do Nordeste com uma produção estimada em 22 milhões de toneladas/ano. Já contabilizou 42 usinas em operação e, hoje, apenas 15 estão em atividade. “Este ato mostra o compromisso deste Governo em juntar as pessoas que querem o bem de Pernambuco e que fazem as coisas darem certo. No Sudeste, uma região mais próspera, cerca de 80 usinas foram fechadas. No entanto aqui, estamos fazendo a diferença e vamos mostrar para o país que na adversidade a gente transforma dificuldades em oportunidades”, explicou o Secretário de Agricultura e Reforma Agrária Nilton Mota.

Para o presidente da Coaf, Alexandre Andrade Lima, reativar a usina Cruangi é a realização de um sonho. “A retomada das atividades deu uma sobrevida a indústria sucroalcooleira no estado, pois antes a cana estava indo para a Paraíba, e os impostos estavam sendo recolhidos lá. Com a reativação da vamos gerar riquezas na nossa terra. Só tenho que agradecer ao secretário Nilton Mota e ao Governador pelo apoio que nos foi dado” declarou Lima, esclarecendo que a Cruangi vai moer a cana fornecida pelos produtores dos municípios de Vicência, Bueno Aires, Nazaré, Aliança, Condado, Goiana, Macaparana, Timbaúba, Itambé, Ferreiros e parte de Carpina.

fotos: Roberto Pereira





Rua do SESC não tem mais estacionamento em Garanhuns

A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) informa que a partir de hoje (19), condutores não podem mais estacionar seus veículos na rua Cônego Benigno Lira, no trecho que compreende a esquina da rua Manoel Clemente até o Centro de Convenções do Serviço Social do Comércio (Sesc), centro da cidade. 

O trecho já está com nova sinalização – vertical e horizontal – para indicar a informação a motoristas e pedestres. A ação faz parte do planejamento estratégico que visa melhorias na fluidez do trânsito.

AMSTT Garanhuns



LITERATURA INFANTIL >>> Programação da FILIG 2015 em Garanhuns



Com a participação de escritores e ilustradores do Brasil e do exterior, a 2ª edição do Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns (Filig 2015) vai movimentar o Agreste pernambucano entre os dias 15 e 18 de outubro. Os convidados e as novidades da programação serão anunciadas em coletiva de imprensa na próxima terça-feira (22), às 10h30, no auditório da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA).

Com o tema “Poesia, rima e prosa da fantasia”, o Filig é uma realização da Proa Cultural, em parceria com a Ferreira Costa, Prefeitura de Garanhuns e o Serviço Social do Comércio (Sesc) de Garanhuns.

EXTINTORES NOS CARROS >>> É ou não é obrigatório ?!??





Há poucos meses, houve uma correria em busca de extintores do tipo ABC, pois passava a valer uma determinação nacional, e quem não trocasse poderia ser multado. A procura foi tão grande que faltou nas distribuidoras, levando o Governo a dar mais tempo para que todos fizessem as trocas.

Teve comerciante que fez estoques imensos, pois a grande maioria dos veículos que rodam no Brasil precisariam trocar seus extintores de incêndio.

Agora mudou tudo. Ou quase tudo!

Uma decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) tornou o uso do extintor de incêndio opcional nos veículos que circulam no país. A medida é válida para utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada. 

De acordo com o Contran, o equipamento de segurança permanece obrigatório para todos os veículos utilizados comercialmente para transporte de passageiros, caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos. 

Serviu para o Contran tomar esta decisão a informação da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, que dos 2 milhões de sinistros envolvendo veículos cobertos por seguros, somente 800 tiveram incêndio como causa, e destes, apenas 24 usaram os extintores.

O Departamento Nacional de Trânsito também constatou que as inovações tecnológicas introduzidas nos veículos resultaram em maior segurança contra incêndio. Entre as quais, o corte automático de combustível em caso de colisão, localização do tanque de combustível fora do habitáculo dos passageiros, flamabilidade de materiais e revestimentos, entre outras.

O problema é mudar tudo de novo daqui a alguns meses, fazendo todo mundo correr para comprar extintores novamente, como foi na época dos kits de primeiros socorros.

Sobre informações do Diário de Pernambuco

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.