sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

UPAE GARANHUNS / É tempo de falar sobre Saúde Mental

Janeiro Branco: Dê um tempo para você. 
Planeje, converse, sorria... Viva a vida!
 


Início de ano é sempre tempo de pensar na vida, fechar um ciclo e começar outro, afinal temos sempre os desejos a realizar, aqueles que pensamos na virada do ano. Mas, segundo a psicóloga Ingrid Leal, da UPAE Garanhuns, não basta querer, temos que mentalizar, colocar no papel, planejar, traçar metas para realizar nossos sonhos. E é isto mesmo, concorda?

Ninguém vive sem seus sonhos, seus desejos, e em busca de realizá-los os dias passam a ter objetivos. Não deixe que seus dias sejam iguais, isto vai ajudar a sair da rotina e melhorar sua saúde mental, então o mês para pensar nisto é justamente Janeiro, e a cor branca da paz é para deixar claro que precisamos viver bem, em paz consigo mesmo e nossas redes de relacionamentos; família, trabalho, amigos...

Falando sobre isso, e encerrando o Janeiro Branco da UPAE Garanhuns, Ingrid Leal reuniu funcionários da Unidade de Saúde para mostrar a importância da saúde mental, com cada um sabendo seu tempo para trabalho, estudos, casa e lazer. "Estresse, ansiedade e depressão são males que afetam milhões de pessoas, por isso as pessoas precisam pensar em sua saúde, não apenas física, mas tão importante quanto é a saúde mental. E aquelas pessoas que não consigam cuidar disto sozinhas, devem procurar apoio psicoterapêutico". - Finalizou a profissional.

Dada a dica: Tenha um tempo para tudo, e especialmente para você!

A UPAE Garanhuns é unidade de referência especializada da Rede SUS da Secretaria Estadual de Saúde para os 21 municípios que compõem a V Gerência Regional de Saúde, em Garanhuns-PE.

Fazer check-up deve ser rotina desde a infância, afirma cardiologista da UPAE Garanhuns

Reportagem da TV Asa Branca conversou com Dra. Rafaela Rodrigues




A equipe da TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo para grande parte do interior do estado, esteve na UPAE Garanhuns conversando com pacientes e com a cardiologista Dra. Rafaela Rodrigues. Na pauta, a importância da prevenção na saúde, com visitas regulares a médicos e realização de exames, os famosos "check-ups". O jornalista Diogo Franco observou que a grande maioria das pessoas só procuram cuidados médicos quando a saúde não está bem.

Segundo Dra. Rafaela, o check-up deve ser rotina desde a infância: "O check-up serve para rastrearmos doenças, a exemplo das cardiovasculares (infarto, AVC, etc), cânceres (próstata, mama, colo do útero, etc), além de doenças que são fatores de risco para outras doenças, tais como dislipidemia, hipertensão, tabagismo, além de observar obesidade, sedentarismo, entre outros. É para isto que serve o check-up, para traçarmos um perfil de risco daquele paciente, inclusive levando em consideração histórico familiar." - Afirma a médica. 

O coordenador médico da UPAE Garanhuns, Samuel Feitosa, lembra que a unidade não trabalha com check-ups. "Atendemos pacientes encaminhados pelas USFs dos 21 municípios da V Regional de Saúde, após visita aos clínicos que solicitaram o olhar especialista dos médicos da UPAE. Contudo, como médico, sei também da importância da prevenção e podemos afirmar que muitos dos nossos pacientes poderiam ter antecipado diagnósticos e tratamentos em visitas regulares aos médicos para prevenção." - Finaliza Feitosa.

Para conferir a reportagem completa, acesse o link: https://glo.bo/38IadsQ

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.