segunda-feira, 2 de agosto de 2021

GARANHUNS | Escolas já podem inscrever seus alunos no XIII Concurso Escolar de Educação Ambiental



Estão abertas até o dia 31 de agosto, as inscrições para o 13º Concurso Escolar de Educação Ambiental (CEEA), em Garanhuns. O XIII CEEA é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRMA), em parceria com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema).

Devido a pandemia do novo coranavírus, o concurso foi adequado e acontece em formato virtual este ano, nas modalidades fotografia e vídeo, a fim de evitar aglomeração, respeitando os critérios impostos pela Covid-19. As inscrições também acontecem por meio eletrônico, através do link https://forms.gle/BqYkrGm1H2TQqzws6.

Podem participar alunos das redes de educação municipal, estadual, federal e privada do município. Outros detalhes como critérios de avaliação, produção, entrega e premiação podem ser observadas no edital do concurso, publicado oficialmente no Diário Oficial dos Municípios, do dia 20 de julho e também disponível no site da Prefeitura de Garanhuns.

Polícia Civil terá reforço de 60 novos delegados




O governador Paulo Câmara participou, na manhã desta segunda-feira (02.08), por videoconferência, da aula inaugural do Curso de Formação de Delegados da Polícia Civil de Pernambuco, composto por 60 alunos. A previsão é que a turma conclua a formação no final de 2021. Nos próximos meses, os candidatos terão 732 horas-aula no Campus de Ensino Recife, da Academia Integrada de Defesa Social (Acides), distribuídos em seis turmas e cumprindo sempre os protocolos necessários à prevenção da Covid-19.

“Estamos reafirmando nosso compromisso com a segurança pública, fortalecendo o Pacto Pela Vida, que tem ajudado Pernambuco a enfrentar momentos difíceis. Com essas formações, temos o objetivo de fazer com que todas as delegacias estejam cada vez mais fortalecidas e supridas, para que possamos atender bem a população pernambucana”, destacou Paulo Câmara.

De acordo com o secretário estadual de Defesa Social, Humberto Freire, Pernambuco tem um cenário de redução contínua dos homicídios em 2021, mas é preciso aprofundar as investigações, dar mais celeridade aos inquéritos e ampliar a resolução de crimes de toda natureza, com definição de autoria. “Essas são metas do Pacto pela Vida, e é por meio dos recursos humanos, como essa nova turma de delegados, que conseguimos executar esse planejamento”, afirmou o secretário, acrescentando que em 2018 foram formados 140 delegados, e além dos 60 concluintes do curso iniciado agora, haverá nova convocação de mais 40 aprovados no mesmo concurso, fortalecendo o trabalho da Polícia Judiciária em todo o Estado.

Segundo o chefe de Polícia Civil, delegado Nehemias Falcão, o novo efetivo ampliará as Operações de Repressão Qualificada (ORQs). Em 2021, mais de 50 ORQs já foram realizadas, desarticulando organizações criminosas. “Estamos fazendo um estudo técnico para lotar esses futuros delegados em alguns territórios mais aquecidos, com maior dificuldade de reduzir a criminalidade na mesma proporção alcançada pelo Estado como um todo”, reforçou Falcão.

No mês de julho deste ano tiveram início as turmas de formação de 80 oficiais – sendo 60 para a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e 20 para o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) – e a de 750 praças para a PMPE e 100 para o CBMPE. Nesta terça-feira (03.08), está programada a aula inaugural do curso que vai formar 50 novos médicos legistas e 45 auxiliares de perito da Polícia Científica de Pernambuco. Desde 2015, já foram formados e incorporados 6.798 profissionais à segurança pública do Estado, entre policiais militares, civis, científicos e bombeiros militares.

Participaram da cerimônia desta segunda-feira a vice-governadora Luciana Santos; os secretários Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos), Ana Elisa Gadelha (Mulher) e Rinaldo Souza (executivo de Defesa Social); além do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Fernando Cerqueira; a desembargadora do TJPE, Daisy Maria de Andrade; o promotor de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Luís Sávio Loureiro; e o defensor público-geral, José Fabrício Silva de Lima.

Números Covid-19 atualizados

COVID-19 - Coronavírus | Pfizer Brasil

Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 198.392.556 contaminados e 4.225.602 mortos no mundo. No Brasil são 19.938.358 contaminados e 556.834 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.

O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 4,13 bilhões. No Brasil são 142.396.454 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).

Boletim Covid-19 – 01/08/2021 | Prefeitura de Garanhuns



A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que foram notificados cinco casos positivos da Covid-19. Mais 10 pessoas estão recuperadas, após cumprir o período de isolamento, e não apresentar mais sintomas da doença. Um total de quatro óbitos estão em investigação.

Até hoje, 100.794 doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas em Garanhuns. Deste total, 63.471 foram primeiras doses, 25.534 segundas doses, e outras 11.789 doses únicas.

Ao todo, já foram confirmados 14.246 casos da Covid-19 em Garanhuns. Deste total, 285 pessoas vieram a óbito, 13860 estão recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentar mais sintomas; e 45 pessoas que foram confirmadas com a Covid-19 estão em monitoramento. Já foram realizados 16448 testes pela rede municipal.

Atualmente, Garanhuns conta com 58 leitos clínicos de enfermaria, entre leitos municipais e estaduais. Sendo 22 destes na Unidade de Tratamento Covid-19, 18 na Unidade Covid-19 Palmira Sales e 18 no Hospital Regional Dom Moura. Os leitos clínicos de enfermaria estão com 14% de ocupação.

O município conta ainda com 40 leitos de UTI; considerando os 10 leitos na Unidade de Tratamento Covid-19, 10 leitos no Hospital Regional Dom Moura e 20 leitos no Hospital Perpétuo Socorro. A taxa de ocupação dos leitos de UTI está atualmente em 22% da capacidade.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.