terça-feira, 31 de agosto de 2021

DONA DE MIM / projeto beneficia mulheres de baixa renda em Garanhuns




Foi realizada nessa segunda-feira (30), no gabinete do Prefeito Sivaldo Albino, uma reunião sobre o projeto “Dona de Mim”: ação que possibilita empréstimos para mulheres de baixa renda, selecionadas, com o intuito de criar e manter pequenos negócios para ajudar na economia doméstica. O momento contou com a participação da secretária da Mulher Betânia Monteiro, servidoras da pasta e das mulheres que já foram inseridas na iniciativa.

Na ocasião, o Prefeito Sivaldo Albino falou sobre a importância do “Dona de Mim” para o munícipio: “Sabemos que em muitos lugares as mulheres ainda são silenciadas por seus parceiros e até por outros familiares. Incentivá-las com tão importante ação é promover também a autoestima e proporcionar o início da tão sonhada independência financeira. Mais um caminho para combater à violência contra a mulher”, ressaltou.

Com o apoio do gestor, a Secretaria da Mulher está indo buscar mais projetos na capital pernambucana, e, de acordo com Betânia Monteiro, outras assistidas serão contempladas com esta e outras ações da pasta: “Todas as mulheres que estavam conosco já receberam o valor e já investiram. Alcançamos 20 mulheres nessa primeira etapa e a segunda etapa vai beneficiar mais 40 mulheres. É um valor singelo, mas que vai ajudar a dar início a sonhos que não são colocados em prática por falta de recursos mínimos”.

O “Dona de Mim” tem a coordenação de Roseana Famenco, líder do grupo Mulheres do Brasil em Pernambuco que é patrocinado pela empresária Luiza Trajano. As mulheres selecionadas recebem R$ 2.000,00 e passam por uma capacitação do Sebrae.

Paulo Câmara propõe reajuste de 40% no repasse do Programa Estadual de Transporte Escolar



O governador Paulo Câmara envia à Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (31.08), projeto que altera a Lei 13.463/2009, que implementa o Programa Estadual de Transporte Escolar. A proposta altera o valor das faixas de repasse financeiro aos municípios, que contarão com um aumento de 40% nas verbas. Esse reajuste implica em um investimento de mais de R$ 16 milhões ao ano por parte do Governo do Estado.

“Neste momento de retomada, quando muitos municípios estão voltando às aulas presenciais, é muito importante que o transporte escolar esteja funcionando. Os alunos precisam ter a garantia do ir e vir às escolas. Vamos continuar valorizando a educação pública do nosso Estado, que é a melhor do Brasil, mas ainda temos muito que avançar, e vamos fazer isso junto com os municípios”, destacou Paulo Câmara.

O Programa Estadual de Transporte Escolar (PETE) foi instituído em 2008. Os municípios que aderiram passaram a oferecer aos estudantes da rede estadual de ensino na zona rural uma condução até as escolas e de volta às suas casas. Para isso, o Estado repassa recursos financeiros às prefeituras, calculados com base na quantidade de alunos transportados, na extensão territorial do município e na sua densidade demográfica.

De acordo com o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Marcelo Barros, neste retorno às aulas presenciais é preciso garantir uma maior segurança no serviço e no atendimento aos estudantes. “O principal objetivo é reequilibrar os valores repassados, para que o serviço de transporte escolar possa ser ofertado com qualidade pelos municípios parceiros e que eles recebam um valor justo por isso”, afirmou Barros.

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, participou da reunião, representando os prefeitos do Estado. Atualmente, dos 184 municípios pernambucanos apenas três não necessitam de transporte escolar, por não contarem com estudantes na zona rural. Dos 181 que prestam o serviço, 168 são parceiros e aderiram ao PETE. Aos demais, o Estado oferta o transporte de forma direta. A ideia é que, com o reajuste, esses municípios também façam a adesão ao programa.

Prefeitura de Garanhuns avalia como positiva volta às aulas presenciais




As creches e escolas municipais voltaram nesta segunda-feira (30) a receber os estudantes. A retomada faz parte do cronograma preparado pela Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação. Nesta semana estão retornando crianças de até 3 anos, além de estudantes da Educação de Jovens e Adultos.
Todos os profissionais estão cumprindo as orientações dadas pela saúde para evitar a contaminação. Existe um protocolo rígido que está sendo seguido, se algum servidor ou aluno apresentar sintoma que se assemelhe aos da Covid-19, rapidamente essa pessoa será afastada e testada.

A Secretária de Educação, Wilza Vitorino, falou que volta às aulas está sendo considerada tranquila em todas as unidades. "Hoje demos um passo muito importante, visitamos as creches, está tudo transcorrendo bem. Alguns pais que ainda chegam com o sentimento de insegurança quando chegam na creche e vem a organização ficam mais tranquilos".

Importante lembrar que durante os meses em que os alunos estavam afastados da sala de aula, todo suporte foi dado aos alunos, seja pelo programa de aulas online ou com atividades que eram entregues nas escolas.

Nota informativa - Calendário de antecipação de segundas doses (Astrazeneca)




A Secretaria de Saúde divulga o calendário atualizado de antecipação da segunda dose das vacinas Astrazeneca, para pessoas que foram vacinadas com a primeira dose em Garanhuns, nos dias 11 e 12 de junho.


Este público pode comparecer ao Hotel Tavares Correia (entrada pela avenida Ernesto Dourado, S/N°); nos dias 01, 02 e 03 de setembro, das 09h às 12h e das 14h às 17h.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.