sexta-feira, 5 de junho de 2020

Arcoverde lança Plano de Adequação do Comércio mediante critério de ocupação dos hospitais




A Prefeitura de Arcoverde, através do decreto 255/2020, lança Plano de Adequação do Comércio com novas regras de flexibilização, a partir do dia 15 de junho. Até lá, permanecem as antigas regras de quarentena.

“Estaremos entrando numa nova normalidade. Vamos seguir protocolos, de acordo com o decreto do Governo do Estado e também um estudo realizado por nossa equipe de Saúde e Desenvolvimento Econômico unificado com sugestões da ACA e CDL”, reforça a prefeita Madalena Britto.

Os critérios para a implantação do Plano será baseado nos números de internamentos do Hospital de Campanha e da UTI do Hospital Regional Ruy de Barros Correia.

As faixas 01,02, 03 e 04 determinam a flexibilização setorial e gradual. A Faixa 01 ocorre quando a ocupação do Hospital de Campanha ou da UTI do HRRBC encontre-se com 30% da capacidade com pacientes do município.

A Faixa 02, que é a situação atual de Arcoverde, acontece com a ocupação de até 50% da capacidade do HC ou até 50% da UTI do HRRBC; a Faixa 03 com ocupação de até 70% da capacidade do HC ou até 70% da UTI do HRRBC.

O último nível, a faixa 04, a ocupação deve ser maior que 70% do HC e, a partir daí, será decretado fechamento de todas as atividade, exceto, supermercados e similares, farmácia e posto de gasolina.

Entre as obrigações gerais dos estabelecimentos, está o horário de funcionamento, que deverá acontecer de segunda à sexta, das 9h às 15h. Só será permitido uma (01) pessoa a cada 10 m2 na faixa 01, uma pessoa a cada 15 m2 na faixa 02, e uma pessoa a cada 20 m2 na faixa 03, do setor de venda, não contabilizando outros setores como estoque.

O Plano está dividido em regras para segmentos como: escritórios em geral, Consultórios e Clínica Médicas, Barbearia, Salão de Beleza, Comércio Varejista de Cosméticos, calçados, confecções, móveis, eletros e artigos óticos. Apenas as academias permanecem fechadas até novas determinações e Bares, Restaurante e Lanchonetes seguem em esquema de Delivery.

Mais informações sobre o Plano de Adequação do Comércio pode ser acessado:

Arte: Robson Lima

PASSAMOS A ITÁLIA

Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 6.656.827 contaminados e 391.571 mortos no mundo. No Brasil são 614.941 contaminados e 34.021 mortos.

PASSAMOS A ITÁLIA
Com o recorde de mais 1.473 mortes por coronavírus em 24 horas, o Brasil alcançou a triste marca de 34 mil vidas perdidas e superou a Itália , tornando-se a terceira nação com maior número de óbitos no mundo, atrás somente dos Estados Unidos, com 108.211, e do Reino Unido, com 39.987. Esta foi a terceira alta consecutiva do número de mortes no país, que começa a iniciar processos de reabertura. No mesmo período, foram notificados 30.925 novos casos. O governo informa ainda que 325.957 casos estão em acompanhamento. Óbitos suspeitos somam 4.159 ocorrências. Ao todo, 75% das cidades do país já registraram infectados pelo coronavírus.


MEC autoriza credenciamento da Faculdade de Medicina do Sertão, em Arcoverde



O Ministério da Educação – MEC, tornou público através da Portaria n° 508, de 03 de junho de 2020, o credenciamento da Faculdade de Medicina do Sertão (código – MEC 24470), localizada em Arcoverde, na Av. Osvaldo Cruz, n° 10.017, BR 32, Km 270, no bairro do São Cristóvão. De acordo com a portaria, o credenciamento é válido pelo prazo de três anos

A unidade está sob responsabilidade da Sociedade Regional de Ensino em Saúde Ltda, mantenedora da Faculdade São Leopoldo Mandic. Desde novembro de 2019 que estava sendo aguardado pelo município a autorização do credenciamento, para que o primeiro processo seletivo de vestibular possa ser organizado.

“Conseguimos concretizar mais um grande passo no ensino superior da nossa cidade, possibilitando que em breve Arcoverde esteja iniciando a primeira turma do curso de graduação em Medicina. Um sonho antigo do município que se torna realidade”, comemora a prefeita Madalena Britto.

O curso já se encontra com sua estrutura física devidamente concluída, contando com Biblioteca, Diretoria Geral, Salas de Tutoria, Laboratório de Práticas Clínicas, Salas de Professores (tempo integral e atendimentos de alunos), Departamento de T.I., Sala de Metodologia Ativa, Laboratório de Técnicas Operárias, Laboratório de Práticas Integradas, Sala de Ossos, Área Técnica de Anatomia, além de toda a estrutura física da sede, que ainda dispõe de estacionamento para até 800 veículos.

Foto: Israel Leão

Sesc apresenta projeto para terreno doado pela prefeitura de Garanhuns, conhecido como Buracão

Projeto de lei que repassa área vizinha ao Hotel do Sesc e em frente ao CPC para a instituição foi aprovado, nesta quinta (04), por maioria de votos em sessão na Câmara de Vereadores






A Câmara de Vereadores de Garanhuns aprovou nesta quinta-feira (04/06), em sessão parlamentar, o projeto de lei 011/2020, que repassa ao Sesc uma área de 25 metros lineares localizada na esquina das ruas Cônego Benigno Lira e Olavo Bilac, no Centro da cidade. A área conhecida como “buracão” fica ao lado do Hotel do Sesc e em frente ao Centro de Produção Cultural, Negócios e Tecnologia do Sesc (CPC). Por nove votos a favor, três contra e uma abstenção, o projeto concede ao município, proprietário da área, o direito ao Sesc de executar projetos ambientais no local.

No terreno, que mede 0,67 m² (menos de um hectare), o Sesc vai implantar um grande projeto de revitalização ambiental, já aprovado pelo Codema - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. Também vai executar o projeto “Sesc Poluição Zero”, que consiste na construção de uma moderna estação de tratamento de esgoto, que vai atender a unidade executiva do Sesc (localizada na Rua Manoel Clemente), o Hotel do Sesc, o CPC, o Restaurante Chá Preto, a Escola Sesc, a Academia Edelson José Cruz de Lima, o Parque Aquático, o Ginásio de Esportes, a Galeria de Artes e Cinema Ronaldo White e o Banco de Alimentos do Sesc.

“A cidade de Garanhuns, rica em belezas naturais e exemplo de preservação do meio ambiente com seus parques e praças muito bem cuidados, não poderia continuar convivendo com uma área onde são despejados lixo e entulhos. A aprovação desse projeto de lei vai permitir que o Sesc ponha em prática um projeto de grande relevância para toda a comunidade garanhuense, pois é uma instituição que colabora há anos com o desenvolvimento da cidade e da região”, afirma Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.