A Câmara de Vereadores de Garanhuns aprovou nesta quinta-feira (04/06), em sessão parlamentar, o projeto de lei 011/2020, que repassa ao Sesc uma área de 25 metros lineares localizada na esquina das ruas Cônego Benigno Lira e Olavo Bilac, no Centro da cidade. A área conhecida como “buracão” fica ao lado do Hotel do Sesc e em frente ao Centro de Produção Cultural, Negócios e Tecnologia do Sesc (CPC). Por nove votos a favor, três contra e uma abstenção, o projeto concede ao município, proprietário da área, o direito ao Sesc de executar projetos ambientais no local.
No terreno, que mede 0,67 m² (menos de um hectare), o Sesc vai implantar um grande projeto de revitalização ambiental, já aprovado pelo Codema - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. Também vai executar o projeto “Sesc Poluição Zero”, que consiste na construção de uma moderna estação de tratamento de esgoto, que vai atender a unidade executiva do Sesc (localizada na Rua Manoel Clemente), o Hotel do Sesc, o CPC, o Restaurante Chá Preto, a Escola Sesc, a Academia Edelson José Cruz de Lima, o Parque Aquático, o Ginásio de Esportes, a Galeria de Artes e Cinema Ronaldo White e o Banco de Alimentos do Sesc.
“A cidade de Garanhuns, rica em belezas naturais e exemplo de preservação do meio ambiente com seus parques e praças muito bem cuidados, não poderia continuar convivendo com uma área onde são despejados lixo e entulhos. A aprovação desse projeto de lei vai permitir que o Sesc ponha em prática um projeto de grande relevância para toda a comunidade garanhuense, pois é uma instituição que colabora há anos com o desenvolvimento da cidade e da região”, afirma Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac.