terça-feira, 9 de julho de 2013

Saúde+10: V GERES colhe assinaturas neste 10 de julho, Dia Nacional da Mobilização‏


Desde a semana passada, a V GERES - Gerência Regional de Saúde, tem participado do Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública – Saúde+10, programando atividades para este dia 10 de Julho, Dia
Nacional da Mobilização pela Coleta de Assinaturas.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) junto com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), o Conselho Federal de Medicina e outros
parceiros convocaram os Conselhos de Saúde e municípios de todo o país a arrecadarem assinaturas em favor da saúde pública. Em Garanhuns, a gestora regional, Dra. Ricarda Samara, estará coordenando dois postos de coleta de assinaturas, um na própria sede da V GERES e outro no Hospital Regional Dom Moura, onde as pessoas poderão também receber mais informações.

O movimento Saúde +10 foi criado há um ano com o intuito de propor Projeto de Lei de Iniciativa Popular que assegure o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira, assim, alterando a Lei Complementar 141, de 13 de janeiro de 2012.

O Movimento já colheu 1 milhão e 200 mil assinaturas, mas para entrar na pauta do Congresso Nacional, é preciso 1 milhão e 500 mil assinaturas. Os 10% pleiteado pelo Movimento representa um incremento de aproximadamente R$ 43 bilhões de reais no orçamento da Saúde, totalizando o montante de R$130 bilhões anuais.

Este dia 10 de julho, além de ser o Dia D de coletas de assinaturas por todo o país, será o dia de lançamento da minuta do Projeto de Lei elaborado conjuntamente ente o CNS, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), CONASEMS, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Confederação nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A minuta do PL será apresentada no Congresso CONASEMS de 2013, que está acontecendo em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Segundo Dra. Samara, qualquer pessoa pode assinar. "Esta participação popular fortalece o movimento por uma saúde melhor para todos os brasileiros, com mais investimentos na saúde pública. Estamos todos integrados neste momento, e convocamos a população a participar, procurando os postos de coleta de assinaturas nesta quarta-feira, tornando possível a mudança da lei" - finalizou.

CONFIRMADO: FIG 2013: Arte do Casarão funcionará em outro espaço



Numa realização do Sebrae Pernambuco, com o apoio da Ferreira Costa Home Center e Governo Municipal, o projeto Arte no Casarão chega a sua 10ª edição no Festival de Inverno de Garanhuns. Este ano, a iniciativa, que contempla exposições e comercialização de produtos dos artistas locais, acontece no Casarão onde funcionava a Cultura Inglesa, na Rua Dr. José Mariano, Centro. A mudança de local foi necessária por motivos de segurança na infraestrutura.

Até o ano passado, os artesãos ficavam instalados na Avenida Rui Barbosa, bairro Heliópolis. Após acerto entre os organizadores, a remoção foi aprovada, já que o prédio passa, atualmente, por reforma em suas instalações internas e externas – incluindo a retirada de árvores podres de grande porte, que poderiam causar riscos às pessoas que visitassem o polo.

O novo espaço está passando por ambientação para receber suas demandas. De acordo com o gestor da Unidade Agreste Meridional do Sebrae, Moshe Dayan, a solução é vista como positiva, pois a preservação do evento continua e a localização é estratégica. “Já fazemos parte do calendário oficial do Festival de Inverno, nosso espaço tem entrada gratuita e esperamos, com certeza, superar o índice de visitação”, destaca.

Variedade – Apresentadas em vários tipos de matéria-prima, como cerâmica, madeira e tecido, as peças artesanais se tornam destaque nos estandes montados. Além do artesanato, a feira contempla palco cultural e espaço literário. O Arte no Casarão começa a funcionar na sexta-feira, dia 19, e vai até o domingo pós-festival, dia 28.

Texto: Cloves Teodorico

FIG 2013: Artesãos de Garanhuns terão espaço para participarem do evento



A 23ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, que acontece de 18 a 27 deste mês, terá um espaço para os artesãos do município expor e vender suas peças. Os interessados em participar deverão comparecer, na próxima quarta-feira (10), no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, às 10h, para uma reunião esclarecedora junto à Secretaria Municipal de Turismo, que está à frente da iniciativa.

Para adiantar o cadastro, os artesãos devem levar uma cópia da identidade, CPF, uma foto 3x4 e comprovante de residência. A Feira de Artesanato já acontece há alguns anos durante o evento, sendo considerada uma oportunidade de incentivo à produção de novas peças e venda dos produtos com a essência dos artistas locais.

Homenageada - Este ano, o Festival está homenageando Janete Costa. Natural de Garanhuns, a arquiteta é considerada uma garimpeira incansável da arte popular. Nascida na Cidade das Flores, em 1932, Janete Costa conviveu desde muito cedo com os artistas populares da região, antes mesmo de sonhar com plantas arquitetônicas e projetos. Ainda menina, costumava brincar com brinquedos populares comprados na Feira de Caruaru, e já arrumava suas peças em coleções. Depois foi cursar arquitetura no Rio de Janeiro, onde iniciou sua vida profissional. Quando retornou a Pernambuco, escolheu Olinda como morada e montou um escritório no Recife, ao lado do arquiteto Acácio Borsoi, marido e parceiro durante mais de 40 anos.

FIG 2013: Arte no Casarão muda de local


Recebemos a informação agora a pouco, que o projeto Arte no Casarão, realizado em parceria pelo Sebrae e Ferreira Costa, não funcionará este ano no Casarão dos Lundgren, no bairro de Heliópolis, onde acontece tradicionalmente durante o período do Festival de Inverno de Garanhuns, com mostras do artesanato regional e apresentações culturais.

O novo local é também um casarão, na Rua Dr. José Mariano, onde funcionava até bem pouco tempo a Cultura Inglesa, logo depois do Bonanza e antes da Praça Souto Filho. A ampla área já está passando inclusive por uma limpeza feita pela Prefeitura de Garanhuns.

A mudança acontece devido às intervenções para retirada das árvores do antigo casarão e não haver tempo hábil para deixar tudo pronto para o FIG.

Joaci Laurindo anuncia pré-candidatura a Deputado Estadual e pede apoio aos nomes de Garanhuns

Prezados amigos de Garanhuns,

Política não é brincadeira. Muitos dizem que é um jogo, porém, discordo. Em jogo existem vencedores e perdedores. Entendo que um homem que têm ideais e vai às ruas lutar por eles, mesmo que não seja eleito para cargo algum, jamais pode ser chamado de perdedor. Por isso mesmo acho que política não é jogo e sim um instrumento pelo qual se alimenta o regime democrático.

Todos sabem que fui vereador por três mandatos, chegando a ser o parlamentar mais jovem de Garanhuns. Fui presidente do legislativo e conduzi com responsabilidade e transparência a missão que me foi confiada pelo povo e pelos colegas vereadores. Por isso mesmo sai da Casa Raimundo de Moraes pela porta que entrei e de cabeça erguida, fazendo valer as lições que aprendi de meu pai, Euclides Laurindo de Souza.

Antes de entrar na política, atuei no ramo empresarial gerando dezenas de empregos numa época em que não existiam incentivos para a micro empresa. Mas eu queria mudar o mundo e achei que o caminho era a política. Logo percebi que sozinho não iria conseguir. Mas uma coisa eu aprendi: fazendo o que estava ao meu alcance sairia da zona de conforto e seria exemplo para quem tivesse os mesmos ideais que eu.

Pois bem, hoje não tenho mandato e mesmo assim nunca fugi à luta. Sou um homem das ruas. Meus ouvidos estão atentos ao que se fala em cada esquina desta cidade e conheço de perto os problemas da minha terra. Diferente daqueles que chegam aqui, distribuem dinheiro, e levam embora o voto e a esperança do garanhuense que sonha, como eu, por dias melhores.

Que legitimidade tem um deputado para nos representar se ele sequer sabe o nome de uma rua de Garanhuns? Que legitimidade tem um deputado que chega aqui às vésperas de uma eleição dando tapinha nas costas do nosso eleitor e distribuindo sorriso, mas na hora de falar tira do bolso o velho discurso: “vamos melhorar a saúde e a educação. Vote em mim!”?

Sinceramente, Garanhuns não precisa desse tipo de gente para nos representar. Estamos sem voz na Assembleia e isso não é bom para uma cidade que pensa em desenvolvimento. Fico feliz em saber que nas próximas eleições o nosso povo terá opção de votar em filhos da terra. Pessoas que moram aqui, que vivem os problemas daqui e que amam esse pedaço de chão. Serei mais um desses nomes e irei às ruas para defendê-las. Não podemos fugir da briga e deixar os aproveitadores e forasteiros levantarem a bandeira da vitória.

Vamos botar o bloco na rua. Dizer ao povo o que pensamos. Pedir o voto com orgulho. Olhar no olho de cada homem e mulher, de cada jovem, de cada idoso, e ajudar a construir a Garanhuns dos sonhos para nossas crianças. Tenho ficha limpa e minha pré-candidatura está sendo articulada pelo meu partido, por isso montaremos aqui um plano de ação parlamentar que irá contemplar os interesses da nossa sociedade.

E se você ainda é do tempo que acha que para ganhar eleição tem que ter dinheiro para comprar voto e campanhas com estruturas milionárias bancadas com esquema de caixa 2 e desvio de verbas públicas, fica uma pergunta: você é filho do “gigante” que acordou e está nas ruas?

Um abraço e vamos à luta,

Joaci Laurindo de Souza

Empresarial da capital realiza encontro em Garanhuns

Clique para ampliar

Na próxima quinta-feira,11, a Incorporadora Patrimonial junto a Central de Vendas com assessoria de Kitty Lopes, recebem empresários e profissionais liberais de nossa cidade para jantar no Restaurante Relojoeiro com objetivo de apresentar o Grand Tower Boa Vista, um empresarial super moderno. 

Os convites estão sendo distribuídos.

Agreste Musical faz workshops gratuitos no Dia Nacional do Ensino da Música


A Agreste Musical estará envolvida numa programação nacional do Dia Nacional do Ensino da Música, venham participar de vários Workshops sobre música. Inscrições gratuitas até o dia 11/07 na Agreste Musical.

Workshop's com direito a material didático e certificado.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.