sábado, 19 de outubro de 2019

PROGRAMAÇÃO - Agreste recebe quinta edição do Filig



Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns vai acontecer entre 24 e 27 de outubro com 45 atividades gratuitas no município

Foto: Jacaré Filmes

Formar novos leitores ao passo que os conecta com suas raízes. Essa é a proposta central do Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns, que chega à quinta edição com 45 atividades gratuitas em quatro dias de evento.  O Filig vai acontecer de 24 a 27 de outubro na cidade de Garanhuns e espera receber público de quatro mil pessoas, vindas também da região do Agreste. Com o tema “Africanidades – um mundo de histórias e memórias”, o Festival é idealizado pela Ferreira Costa, empresa nascida na cidade que que chega aos 135 anos de atuação, junto a Proa Marketing Cultural e Projetos.

Já tradicional no calendário literário da cidade, vai trazer cortejo, exposição, momentos de leitura, atividades formativas para adultos e crianças, conversas com autores, feira de livro, além de apresentações culturais. A programação vai ocupar o Centro de Produção Cultural do Sesc Garanhuns, a Unidade Acadêmica de Garanhuns e a turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Ranser Alexandre Gomes, no bairro do Magano. “O Filig é a realização de nosso comprometimento com a educação e com o município, que já espera por esse evento”, afirma Pietra Costa, representante da Ferreira Costa, realizadora do projeto junto com a Proa Marketing Cultural e Projetos. O evento conta com o apoio da Fundarpe, Governo de Pernambuco, Sesc Garanhuns, Prefeitura de Garanhuns e Universidade Federal Rural de Pernambuco – UAG e a realização da Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania.

O escritor e ilustrador Luciano Pontes, especialista em literatura para infância, assina novamente a coordenação pedagógica e a curadoria do festival. “A oralidade é criada e recriada dentro do ciclo contínuo da vida, e perpassa a literatura reconectando às ancestralidades, mas, diante da fragilidade de nossas memórias e a visão de uma “história única” homenagearemos a diáspora africana para celebrar a palavra ancestral que fundamentou e fundamenta nossa cultura brasileira”, pontua. Para esta edição, foram convidados nomes importantes nesse resgate e defesa das matrizes africanas, como o escritor e contador de histórias nigeriano, Sunny; o autor infantil e ilustrador sul-africano, Piet Grobler; a autora e contadora de histórias cubana, Teresa Cárdenas; a pedagoga e escritora paulista, Kiusam de Oliveira; e o professor, pesquisador e terapeuta, Hugo Monteiro.

O Filig é a culminância de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde julho, quando integrou a programação do Festival de Inverno da cidade, com contação de histórias. De lá até outubro, foram realizados seminários de leituras, direcionados para professores, bibliotecários, estudantes de pedagogia e letras, e caravanas de leituras, que levaram para escolas de comunidades quilombolas mediações de leitura e apresentações artísticas. Juntas, impactaram mais de 700 pessoas. “Isso traduz nossa intenção de não sermos apenas ações pontuais, e sim, desenvolvermos um trabalho perene, continuado na cidade, que deixa legado para os agentes de leitura e leitores”, comenta Camila Bandeira, diretora da Proa.

Além dessas atividades, o Filig realizou uma convocatória com ilustradores de todo o país, em setembro, para integrar o ILUSTRImagem. “A exposição desse ano homenageia um dos personagens lendários da nossa cultura popular, com o tema Saci em VERSões. Foram selecionadas 10 ilustrações que comporão a mostra e depois distribuídas nas bibliotecas.”  A visitação pode ser realizada em todos os dias do evento no hall do Centro de Produção Cultural do Sesc.

Vivenciando o Filig – Democrática e diversificada, a programação do Festival foi concebida para crianças e adultos que queiram vivenciar contações de histórias, encontrar escritores ou participar de atividades formativas. As atividades acontecem em todos os turnos. No “Ateliê de Narrativas para escritores”, Teresa Cárdenas vai falar sobre suas experiências na escrita de personagens raros em livros infantis; no “Ateliê das narrativas para ilustradores”, Piet Glober vai ministrar um workshop para abordar o processo criativo e adoção da pluralidade de técnicas; e a atriz Naná Sodré estará à frente da “Dramaturgia dos Orixás”, com vivências práticas sobre as possibilidades corporais e energias ancestrais em cena.

Além desses momentos formativos, o Festival terá apresentações culturais. O primeiro, às 10h30 da quinta-feira (24/10), será um cortejo com o ritual ancestral “Iseda Siso – a natureza falando”, que vai sair do Centro de Produção Cultural com a presença do afoxé Alafin Mimi e integrantes do projeto Meninos do Batuque, ambos de Pernambuco. Outros destaques do são festival a participação do ator Junior Dantas, do espetáculo “O Pequeno Príncipe Preto”, para quebrar os paradigmas e estereótipos sociais sobre realezas; o espetáculo “Re-te-tei”, com a Tropa do Balacobaco; além da apresentação “Corpo ancestral”, com Rubí Waf, e do Coco Erêmin.

Programação

VIVA A SOLIDARIEDADE PERNAMBUCANA - NOTA PARLAMENTAR



VIVA A SOLIDARIEDADE PERNAMBUCANA
Dep. Estadual Sivaldo Albino

Acompanhamos com preocupação a chegada pelo mar de grande quantidade de óleo que tem invadido nosso litoral, justamente neste início da temporada de verão, quando todo o trade turístico e grande parte da população dependem da movimentação da época para gerar seus sustentos. Esta preocupação tem se tornado admiração a todos os envolvidos na limpeza de nossas praias e rios que sofreram esta agressão, cujos responsáveis ainda não foram identificados. Uma agressão incalculável ao nosso Meio Ambiente.

O Governo do Estado, através das instituições convocadas pelo Governador Paulo Câmara, tem trabalhado intensamente. Segundo nota oficial, somente nesta sexta-feira (18) foram retiradas 20 toneladas de óleo das praias e coletados 600 kg de óleo em alto mar. Além disso, foram instalados 450m de barreiras de contenção na foz do Rio Maracaípe, no município de Ipojuca. Os trabalhos estão sendo coordenados pela Sala de Situação, criada pelo governador.

Nossa admiração à solidariedade pernambucana. Lembra-nos das grandes mobilizações nos anos de seca ou nas tragédias das enchentes. Desta vez, o espírito solidário de nosso estado se volta ao litoral. Vimos centenas de voluntários deixarem seus lares para ajudarem nas limpezas das praias, um patrimônio natural que Deus nos deu, e que o homem, não sabemos ainda de onde, maltratou com esta poluição criminosa. Mas a resposta tem sido rápida e eficiente.

Parabenizamos a todos os envolvidos, principalmente ao prefeito Sérgio Hacker e sua equipe, e à população da bela Tamandaré, extensivo aos demais prefeitos e municípios que estão mobilizados neste momento.

Colocamos nosso mandato na ALEPE para cobrar explicações ao Governo Federal, às autoridades competentes, e auxiliar nos restabelecimento das nossas belezas naturais do litoral pernambucano.

Recife, 19 de Outubro de 2019

Sivaldo Albino
Deputado Estadual - Liderança do PSB
Membro da Comissão de Meio Ambiente

NOTA OFICIAL - PSB repudia agressividade do presidente Jair Bolsonaro ao Governador de Pernambuco

Resultado de imagem para psb

NOTA OFICIAL

A Liderança do PSB na Câmara repudia veementemente as palavras desrespeitosas do presidente Jair Bolsonaro direcionadas ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), reivindicando a autoria e financiamento do projeto relativo ao 13º do Bolsa Família.

Já não surpreendem os surtos de agressividade do presidente da República. Desta vez, de forma injustificada, desrespeitosa, agressiva e desonesta, sai dos seus afazeres em Brasília para agredir Pernambuco e seu governador, faltando com a verdade acerca do bolsa família, programa que sempre criticou. Esperar que o presidente da República se comporte como um Chefe de Estado, claro, é pedir demais.

A proposta do 13º para os beneficiários do Bolsa Família em Pernambuco foi apresentada pelo governador Paulo Câmara em 28 de agosto de 2018 e aprovada, pela Assembleia Legislativa, em 26 de novembro do mesmo ano. Enfatizamos que os recursos utilizados nesta ação são oriundos dos cofres pernambucanos, sem qualquer participação da União. 

Melhor seria que ele desse respostas concretas acerca da mancha de óleo que se alastra sobre toda a costa nordestina, que se constitui no maior acidente ambiental em extensão, jamais visto no litoral brasileiro, segundo o Ministério Público Federal, tendo atingido 178 praias em 72 municípios de todos os nove estados nordestinos. Precisamos saber a origem dessas manchas de óleo, bem como que medidas serão adotadas pelo Governo Brasileiro para punir os responsáveis, além de evitar danos futuros a esse extraordinário patrimônio natural do nosso País.

TADEU ALENCAR
LÍDER DO PSB NA CÂMARA

O FATOR LULA - Revista Veja da Semana


O FATOR LULA

Edição 2657 - 23/10/2019
Preso e inelegível, mas apostando numa virada no STF, o petista ainda é o principal nome da esquerda para enfrentar o favorito Bolsonaro em 2022, como mostra pesquisa exclusiva VEJA/FSB. Num hipotético segundo turno, o atual presidente perderia para Sergio Moro e ganharia por pouco de Luciano Huck

Governo do Estado retira 20 toneladas de óleo do litoral pernambucano

Nesta sexta, cerca de 200 pessoas do Governo de Pernambuco e de diversos órgãos também ajudaram a coletar 600kg de óleo em alto mar






O Governo de Pernambuco manteve, nesta sexta-feira (18.10), o trabalho de contenção e remoção de óleo do litoral pernambucano, realizando a limpeza e proteção de praias e estuários dos rios. Somente hoje, foram retiradas 20 toneladas de óleo das praias e coletados 600 kg de óleo em alto mar. Além disso, foram instalados 450 metros (m) de barreiras de contenção na foz do Rio Maracaípe, no município de Ipojuca. Os trabalhos estão sendo coordenados pela Sala de Situação, criada pelo governador Paulo Câmara para tratar exclusivamente do tema. A equipe reúne a Secretaria estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e CPRH.

Os técnicos do Governo do Estado localizaram, nesta sexta, manchas de óleo nas praias dos Carneiros e Boca da Barra, ambas em Tamandaré; na praia de Mamucabinhas, em Barreiros; e na Ilha de Santo Aleixo, Aver-o-Mar e Guaiamum, em Sirinhaém. Também foram encontrados pontos de óleo no Rio Persinunga (São José da Coroa Grande); Rio Una (Barreiros); e Rio Formoso (Tamandaré).

Ao todo, cerca de 200 pessoas do Governo de Pernambuco e de outros órgãos estiveram envolvidas na operação. Além disso, somente em Tamandaré, outras 300 pessoas, incluindo voluntários e servidores da Prefeitura do município, participaram das ações de limpeza. Para a operação, foram utilizados 1 helicóptero da Secretaria de Defesa Social (SDS); 1 drone da Casa Civil; 30 viaturas; 8 caminhões, sendo 5 de transporte militar e 3 de carga; 3 tratores; e 3 barcos, sendo 1 catamarã, 1 lancha e 1 navio-patrulha da Marinha.

Na noite desta sexta, a equipe da Sala de Situação se reuniu com o governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas, para um balanço dos trabalhos e definição das ações ainda a serem executadas. De acordo com o secretário José Bertotti, a mobilização será mantida no litoral sul, no mesmo ritmo, ao longo do final de semana.

*Créditos nas fotos

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.