terça-feira, 4 de setembro de 2018

GORDURA E HORMÔNIOS NOS HOMENS E MULHERES - GastroMed Garanhuns



O estímulo ao gasto energético é mediado pela ativação ou não dos hormônios tireoidianos. O que se vê em pessoas com obesidade é que a leptina (hormônio que ajuda na regulação, ingestão e no gasto energético) é aumentada, mas ineficiente em promover diminuição do apetite e aumento de queima calórica, pela presença de resistência central à insulina.

Vários compartimentos distintos de tecido adiposo podem ser identificados quando ocorre excesso de peso. Em mulheres com obesidade, tipicamente, o maior acúmulo de gordura é na porção inferior do corpo. Enquanto os homens com obesidade depositam gordura na porção superior do corpo.

Tire suas duvidas na @gastromed.garanhus agendando uma consulta com de nossos especialistas: (87) 3762-0809 / 99649-8046

Escola Fé e Política realiza encontro com candidatos à ALEPE em Garanhuns





A Escola Fé e Política Irs. Juvenal Bomfim e Gabriel Hofstede promoveu neste sábado, 1o. de setembro, um encontro com candidatos à Assembleia Legislativa, no salão da Catedral de Garanhuns. O evento, com o tema: “Diálogos políticos: pontes para a sociedade do bem viver”, foi uma oportunidade para apresentação de propostas e de um contato mais próximo dos eleitores com os candidatos. Foram convidadas lideranças de todos os partidos que militam dentro do território da Diocese de Garanhuns. Destes, estiveram presentes: Antônio Bezerra (PC do B), Audálio Ramos (DC), Doriel (PT), Genivaldo Menezes (PC do B) e Joseneuda Assis (PC do B). 

Os participantes perguntaram diretamente aos candidatos assuntos relacionados a segurança pública, educação, saúde e políticas públicas voltadas para os idosos. Também puderam ouvir as ações que cada um já pôde efetivamente desenvolver nos mandatos ou em outras atividades que já exerceram. 

Na abertura, o Pe. Gabriel Hofstede afirmou, com a esperança e o entusiasmo que lhe são característicos, como a Política pode, de fato, melhorar a vida das pessoas e deu exemplos dessa mudança por meio de momentos históricos da Holanda, seu país natal. Ele declarou ainda que a avançada idade não é empecilho para ter viva a esperança de ver a redução das desigualdades no país que o acolheu. 

Houve ainda a distribuição da Cartilha de Orientação Política lançada pelo Regional Sul 2 da CNBB em vista das eleições deste ano. O subsídio destaca como grandes preocupações para este pleito a descrença generalizada na política e nos políticos, que pode levar a um decréscimo nocivo da participação popular; bem como o acirramento da polarização, que tem fortalecido discursos de ódio, em detrimento da cultura do diálogo tolerante que a democracia exige.

Para Ângela Alexandre, uma das coordenadoras da Escola Fé e Política, “a noite foi proveitosa neste momento em que muitos estão se informando para decidir o seu voto. E a Escola pretende promover outros momentos visando um melhor acompanhamento dos mandatos pela sociedade local, pois um dos nossos objetivos é a conscientização de que o exercício da cidadania deve ser permanente e a nossa participação na democracia não se resume a votar a cada dois anos.”

Assessoria do encontro

MPPE ajuíza ação contra prefeito de Garanhuns por atos de improbidade apontados pelo TCE


Tá no site do Ministério Público 

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ingressou na Justiça com ação civil pública por improbidade administrativa contra o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, pela prática de diversos atos ilícitos no ano de 2014. Caso seja condenado, ele poderá incorrer nas penalidades previstas na Lei de Improbidade Administrativa, que incluem o ressarcimento integral de eventuais danos ao erário; perda da função pública; suspensão dos direitos políticos por três a cinco anos; pagamento de multa de até cem vezes o salário de prefeito; e proibição de contratar com o poder público.

De acordo com o texto da ação, o Tribunal de Contas do Estado apontou, na análise da prestação de contas do governo municipal, que o município descumpriu a Política Nacional de Saneamento Básico ao se omitir de elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico; abriu créditos adicionais em percentual superior ao permitido na Lei Orçamentária Anual; deixou de apresentar programação financeira e cronograma de desembolsos em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal; promoveu contratações temporárias em excesso, com um percentual de 76% dos profissionais admitidos no ano de 2014 através desse expediente, que deveria ter caráter transitório e excepcional.

“Há fortes indícios de conduta dolosa do demandado, caracterizando violação aos princípios da legalidade e da moralidade administrativa”, detalhou o promotor de Justiça Domingos Sávio Pereira Agra. O promotor afirmou ainda que a ação recebeu o número 4124-85.2018.8.17.2640 e seguirá o rito da Lei nº8.429/92, garantindo-se ao demandado a ampla defesa e os recursos a ela inerentes.

TSE BARRA GUIA DE LULA - Jornal do Commercio


Prefeitura de Garanhuns pode estar cobrando iluminação pública de forma irregular dos moradores de Miracica, São Pedro e Iratama

Os irmãos Johny e Sivaldo Albino enviaram à imprensa a denúncia de que a Prefeitura de Garanhuns pode estar cobrando a contribuição de iluminação pública de forma irregular dos moradores dos três distritos do município: Iratama, São Pedro e Miracica. 

A questão está na lei que aumentou a contribuição e que contém a isenção aos moradores dos distritos. Johny também reclama da CELPE que não tem repassado informações sobre os valores arrecadados nas contas de energia em Garanhuns, e repassados para a prefeitura.

Confiram a nota:

"A Prefeitura de Garanhuns está fazendo cobrança ilícita de vocês, moradores dos distritos

Semana passada, tornei público o fato da CELPE e da Prefeitura negarem fornecer informações sobre a cobrança da CIP ( Contribuição de Iluminação Pública), coisa que me causou estranheza e dúvidas, no intuito de querer esconder algo. 

Desde de 2014 o ex-vereador Sivaldo Albino já questionava esse contrato da Prefeitura com a CELPE, e mais dúvidas apareceram com o pedido de empréstimo, no qual eu questionei e alertei aos senhores vereadores que teria algo errado, mas os mesmos preferiram votar o Projeto sem analisar a veracidade.

Ocorre, que após visitas feitas aos Distritos de Iratama, Miracica e São Pedro, no qual conversei com vários moradores, colhemos informações e estávamos tentando comparar dados, mas infelizmente nem a CELPE e nem a Prefeitura quiseram informar esses dados.

A Lei 3909/2013 que aumentou em média 160% a CIP, garante aos moradores dos Distritos ISENÇÃO do pagamento da Taxa de Contribuição de Iluminação Pública. Ocorre, que a Prefeitura de Garanhuns desde 2013 na administração do Prefeito Izaías Regis vem cobrando de forma IRREGULAR a CIP dos moradores dos Distritos e Zona Rural de Garanhuns.

Em breve levantamento feito por nós e por moradores daqueles Distritos, a quantia arrecadada de forma ilícita pela Prefeitura de Garanhuns na conta da CELPE devem chegar próximo aos R$ 2 milhões de reais.

Diante disso, nós (Johny Albino e Sivaldo Albino) juntos com alguns moradores, estamos ingressando na justiça para solicitar que seja interrompida de forma URGENTE a cobrança de Contribuição de Iluminação Pública dos moradores dos Distritos de Iratama, Miracica, São Pedro e toda Zona Rural. Além disso, iremos ingressar com o pedido de ressarcimento a toda essa população que pagou de forma IRREGULAR essa contribuição.

Espero que a justiça seja ágil e que a devolução dessa cobrança que ocorreu de forma irregular seja feita imediatamente.

A luta continua e não iremos desistir !

Johny Albino
Sivaldo Albino"



RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.