quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

V GERES convoca região para DIA D de Combate às Arboviroses

No Dia Nacional de Combate à Dengue, Saúde reforça a importância da eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti



Combater o Aedes aegypti é a melhor estratégia para evitar a dengue, bem como a febre do chikungunya e a zika, que também são transmitidas pelo mosquito. “Para evitar as doenças, é preciso combater o vetor, eliminando ou adequando depósitos e recipientes que possam acumular água parada, servindo como potenciais criadouros e, com isso, evitando o estabelecimento de focos”.

O Dia Nacional de Combate à Dengue será celebrado nos dias 06 e 07/12/2019. A V Gerência Regional de Saúde/SES/PE mobilizou todos os municípios da sua área de abrangência para que toda a população redobre a atenção na vistoria às suas casas e quintais para evitar a formação de criadouros.

Segundo Catarina Tenório, a mobilização da população é peça-chave para o sucesso do programa. "Cuidamos diretamente com as secretarias municipais de saúde para que todos se integrem. Combater a proliferação do Aedes Aegypt é trabalho de todos, A coordenadora da Vigilância em Saúde da GERES, Conceição Santana, explica ações que todos podem promover em suas residências e locais de trabalho: “É importante realizar a limpeza de calhas, verificar regularmente o quintal e seu entorno para identificar os riscos para estabelecimento de potenciais criadouros, eliminar qualquer utensílio com água parada, e se for realmente necessário utilizar tampas, entre outras”. As ações para prevenção das doenças e combate do mosquito vetor devem ser contínuas e permanentes ao longo do ano e intensificadas no período chuvoso.

Neste ano o Ministério da Saúde antecipou a veiculação da Campanha Nacional de Combate ao Aedes Aegypt, em virtude da situação epidemiológica da dengue, cuja transmissão manteve-se sustentada ao longo do de 2019.

Nova Diretoria do PT toma posse em Garanhuns

Doriel, Lucimar e Pedro Veloso
Da assessoria

Na noite do último sábado, dia 30 de novembro, os petistas de Garanhuns reuniram-se para a solenidade de posse da sua nova diretoria, eleita para os próximos quatro anos. O evento ocorreu no Centro de Formação Luiz Inácio Lula da Silva, da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores/as Familiares do Estado de Pernambuco-FETAPE. 

Vários convidados proferiram discursos no evento, representando os movimentos sociais (STR-Garanhuns, FETAPE, Sindicato dos Metalúrgicos) diretórios do PT dos municípios vizinhos e representantes de outros partidos políticos, como o PCB, PCdoB, PSB e Avante. 

Ao fim da fala dos convidados, destacando-se o atual Deputado Estadual Doriel Barros e o ex-Deputado Federal Fernando Ferro, Lucimar de Oliveira fez a sua primeira fala como presidenta do partido, destacando a importância daquele dia histórico não apenas para o PT, mas para a cidade de Garanhuns. O partido tem enfrentado um ciclo de ataques golpistas desde 2016, além da maior dificuldade de atuação nas cidades do interior. Lucimar também agradeceu a todos os militantes que dirigiram o Partido antes dela, citando Eraldo Ferreira, Pedro Passos e Bezerra, que lá estavam presentes. 

Em seu discurso, Lucimar deu as mãos à Márcia Felix, professora Universitária da UAG, e reforçou a importância daquela diretoria ser composta por duas mulheres na presidência e por tantas outras pessoas plurais (negros/as, mulheres, jovens, idosos, estudantes, profissionais do Direito, Serviço Social, Licenciaturas e da Medicina). Inclusive, o médico cardiologista Pedro Veloso foi aplaudido pelos militantes ao ser mencionado nos agradecimentos da presidenta, por seu grande empenho nesta nova fase de organização do PT em Garanhuns. 

A presidenta conclamou os militantes a se organizarem para enfrentar a “direita retrógrada, fundamentalista e patriarcal”, que tem por maior representante o atual presidente do Brasil e vem implementando um projeto de destruição dos direitos historicamente conquistados pela classe trabalhadora do país, inclusive os avanços promovidos pelos governos petistas. 

Em vários momentos do evento os militantes bradaram por “Lula Livre”, “Lula é Inocente” e “Fora Bolsonaro”, demarcando que pretendem se opor radicalmente ao projeto político de Jair Bolsonaro e, consequentemente, dos seus apoiadores na Cidade de Garanhuns e no Estado de Pernambuco. Após a solenidade, os militantes permaneceram no local, confraternizando-se ao som de um trio de forró pé de serra.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.