RÁDIO MÚSICA BRASIL

quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Bolsas de pesquisas são investimento no futuro do país, diz Luciana Santos ao assumir o MCTI

 

Luciana Santos ressaltou que a volta do programa de bolsa de estudo para pesquisa está entre as prioridades do governo - Foto: Wesley Sousa / MCTI

Na segunda-feira (02/01), em Brasília (DF), Luciana Santos assumiu o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e ressaltou que a volta do programa de bolsa de estudo para pesquisa está entre as prioridades do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“As bolsas de pesquisas não podem ser tratadas como esmolas, mas como um investimento no futuro do país”, declarou, destacando que trabalhará para recompor o orçamento da ciência brasileira junto ao Congresso Nacional, incluindo a atualização da bolsa de pesquisa CNPQ e da CAPES, que, de acordo com ela, é essencial para a formação do capital humano. “Abraço o compromisso de trabalhar incansavelmente para que Ciência, Tecnologia e Inovação sejam pilar do desenvolvimento nacional”, complementou a ministra, que falou sobre a preocupação e a necessidade de viabilizar o acesso dos jovens às universidades e aos institutos de pesquisa.

Primeira mulher a ocupar o cargo, Luciana Santos apontou as dificuldades e a falta de oportunidade para as minorias, e garantiu que, em sua gestão, apresentará soluções de equidade. “Estamos cuidando para que meninas e mulheres tenham espaços assegurados na carreira científica e tecnológica”. Ela ainda citou a pandemia de covid-19, ressaltando que sem a ciência não teríamos vacina, e parabenizou a Fiocruz e Instituto Butantã, que são consideradas referências globais em pesquisa no país.

Para a ministra, também será prioridade o desenvolvimento de um sistema integrado tecnológico da Amazônia, com foco na biotecnologia e na preservação da região. Outro projeto é executar o reator nuclear brasileiro e fortalecer o programa espacial nacional, tendo em vista que o grande desafio é ter autonomia no espaço aéreo brasileiro.

A solenidade, realizada na sede do Ministério, contou com a presença de parlamentares, ministros do governo federal, ex-titulares da pasta, reitores de universidades e comunidade científica.

Currículo de Luciana Santos

Engenheira eletricista, a nova ministra já cumpriu dois mandatos como deputada federal (2011-2019). Integrou comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, de Desenvolvimento Urbano e de Cultura.

Anteriormente, foi deputada estadual, prefeita de Olinda por dois mandatos e, mais recentemente, vice-governadora de Pernambuco. Também já foi secretária estadual de Ciência e Tecnologia, em 2009, durante o governo de Eduardo Campos (PSB) em Pernambuco.

Presidente nacional do PCdoB, sua trajetória na política foi iniciada com a participação no movimento estudantil, como estudante da Universidade Federal de Pernambuco.

Secretaria de Educação de Garanhuns divulga datas para matrículas de estudantes novatos e transferidos



A Secretaria de Educação de Garanhuns inicia na próxima semana a nova etapa de matrícula para o ano letivo 2023. Nesta fase serão realizadas as matrículas para estudantes transferidos entre escolas municipais e também para alunos novatos. As inscrições para creches conveniadas e escolas do campo de pequeno porte já foram realizadas, ainda no ano passado.

As matrículas de transferência entre escolas municipais serão realizadas entre os dias 09 a 13 de janeiro e são para estudantes que já pertenciam à Rede Municipal de Ensino e agora serão relocados de escola para continuidade dos estudos, como por exemplo, os alunos que concluíram o 5º ano e agora precisam ir para outra escola para iniciar o 6º ano. O início do processo foi feito pelas escolas e na data sinalizada, os pais devem comparecer à nova escola para efetivação da matrícula, apresentando a documentação necessária.

Já entre os dias 16 e 27 de janeiro serão realizadas as matrículas para estudantes novatos, como o caso de estudantes oriundos de escolas particulares ou de escolas de outros municípios. Desde o ano passado foi implantada no município a matrícula online, em que os responsáveis não precisam sair de casa para fazer o procedimento, evitando as filas que se formavam nas unidades de ensino. O site matricula.educacaogaranhuns.com.br está no ar, mas só abrirá o sistema a partir do dia 16.

Os documentos necessários são os seguintes: Cópias de certidão de nascimento ou casamento, do CPF, do comprovante de endereço atualizado com CEP, da carteira de vacinação, do comprovante do tipo sanguíneo e do cartão do SUS, duas fotos 3×4 e transferência da escola de origem.
Os responsáveis pelos estudantes devem procurar as escolas de 8h às 14h nas datas que correspondem à necessidade do estudante. Dúvidas também podem ser tiradas pelo (87) 3025-2525 ou então presencialmente na Secretaria de Educação, que fica na Rua Siqueira Campos, 75, Santo Antônio, das 8h às 14h.

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.