terça-feira, 3 de dezembro de 2019

SAÚDE OCULAR / UPAE Garanhuns já atendeu mais de mil estudantes pelo Projeto Boa Visão






A coordenadora do Boa Visão na Secretaria Estadual de Saúde (SES), Mayra Ramos, esteve mais uma vez visitando a UPAE Garanhuns, fortalecendo os vínculos entre a V GERES, LAFEPE, GRE/Agreste Meridional, e a própria Unidade de Saúde, parceiros na realização do Projeto Boa Visão, no âmbito da V Regional de Saúde.

O projeto tem como um dos objetivos propiciar condições de saúde ocular favoráveis ao aprendizado da população-alvo, melhorando o rendimento escolar dos estudantes do ensino público médio e fundamental, de forma a reduzir as taxas de evasão e repetência, bem como o desenvolvimento profissional de docentes e funcionários da rede. 

As UPAEs do estado vêm oferecendo estes serviços desde 2015, somente este ano (2019), a UPAE Garanhuns já atendeu 1.064 estudantes e para estes, 769 óculos corretivos foram entregues pelo LAFEPE. Gustavo Amorim comentou os dados apresentados: "São números que muitas vezes não representam o sentimento do serviço oferecido. São duas alegrias, propiciar melhores condições a estes jovens, seja na saúde que proporciona melhor aprendizado na escola, com óculos entregues sem custos, mas também realizar um exame e verificar que aquele paciente não precisará de corretivos. Vemos que as instituições integradas podem beneficiar tanta gente, este é o principal objetivo do serviço público" - registra o gestor.

Segundo Mayra Ramos, a triagem de acuidade visual dos alunos é realizada no próprio ambiente escolar pelos professores e servidores das escolas que são capacitados e recebem informações sobre os principais agravos que acometem a visão. Nos casos suspeitos, os triadores podem encaminhar os estudantes para consultas oftalmológicas.

A oftalmologia é um dos carros-chefe da UPAE Garanhuns, e nos meses de julho e agosto chegou a realizar um mutirão de cirurgias, com cerca de 700 procedimentos além a oferta mensal, sendo que catarata tem sido um dos mais realizados.

BOA VISÃO 

Em 2015, o Projeto Boa Visão passou por uma nova modelagem em articulação com a Diretoria Geral de Modernização e Monitoramento de Assistência a Saúde (DGMMAS-SES), sendo implantado em oito Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs). A mudança proporcionou a interiorização das ações no estado, sendo as consultas ofertadas nas unidades de Garanhuns, Limoeiro, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Arcoverde, Belo Jardim, Caruaru e Petrolina, de forma regular mensalmente. 

De 2015 a 2018 o projeto também desenvolveu ações paralelas em formato de mutirões em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV) e a ONG Norte americana OneSight nos municípios de Arcoverde, Salgueiro e Garanhuns, sedes das Regiões de Saúde. Desde sua implantação em 2012, o Projeto já realizou 111.667 consultas oftalmológicas e 71.412 óculos corretivos prescritos em todo o estado.

EDUCAÇÃO / Paulo Câmara anuncia mais 25 escolas em tempo integral no estado



O governador Paulo Câmara anuncia a ampliação no número de escolas em tempo integral no Estado para o ano letivo de 2020, nesta terça-feira (03.12). Serão mais 25 escolas da rede estadual, sendo 14 integrais do Ensino Médio - incluindo uma Escola Técnica Estadual - nove integrais com dois turnos (Ensinos Fundamental e Médio) e duas integrais com dois turnos (Ensino Médio).

Atualmente, Pernambuco conta com 412 escolas em tempo integral, a maior rede do país, sendo 368 escolas de referência e 44 escolas técnicas. Hoje, 57% das vagas ofertadas no Ensino Médio no Estado já são em escolas dessa modalidade, antecipando e superando a meta do Plano Nacional de Educação para 2024.

DRONES - Um pouco antes da solenidade das escolas, o governador Paulo Câmara receberá, no Palácio, a doação de 20 drones, feita pelo Banco Itaú à Defesa Civil do Estado. Os equipamentos serão utilizados para auxiliar o trabalho da Coordenadoria de Defesa Civil (CODECIPE), sendo destinados aos municípios litorâneos do Estado, além da Codecipe, Corpo de Bombeiros, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e CPRH. 

Os drones doados têm capacidade de voar até oito quilômetros de distância do operador, subir até seis quilômetros de altura e possuem uma autonomia de voo de 30 minutos.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.