segunda-feira, 6 de julho de 2015

Leitor do blog reclama de falta de educação nas salas do Cine Eldorado




Ronaldo, segue abaixo um desabafo de um admirador da Sétima Arte, que acaba de chegar em casa (neste domingo) enfurecido com tanta demonstração de falta de educação no cinema. 

O Cine Eldorado foi inaugurado em Garanhuns em 2004. Há tempos a cidade carecia de um cinema, e desde então pode desfrutar de duas boas salas de cinema. Mas será mesmo que o cidadão garanhuense sabe se comportar na sala de cinema?

Há pouco tempo o Empire, uma rede de cinemas da Grã-Bretanha, fez uma pesquisa com 1.500 espectadores de suas salas. O objetivo era descobrir o que incomodava no comportamento dos outros frequentadores. Daí, a Empire elaborou um manual de etiqueta para se comportar nos cinemas (informação do Blog do Xexéo, do jornal O Globo). E desde a primeira vez que fui ao Cine Eldorado, me irritei com o comportamento das pessoas.

A começar pela pontualidade. Se o filme começa às 16:30h, programe-se para chegar pelo menos 15 minutos antes. As pessoas chegam em cima da hora, fazendo com que as filas fiquem imensas. E o mais chato é a quantidade de pessoas entrando após o início do filme. 

O aviso na tela para que não filmem ou fotografem? Perda de tempo. O cinema em Garanhuns mais parece o tapete vermelho do Oscar, com tantos flashes disparados. (para, gente. Tá feio)

Já quando o assunto é barulho, a situação é vexatória. Gritos, conversas, crianças gritando. Sinto como se aquelas pessoas ali agissem como se estivessem em suas casas (ainda assim). Comem sem a menor preocupação em não incomodar quem está do lado. Abrem um pacote de batata fazendo um barulho absurdo, por exemplo.

Sujam as salas. 

É tão difícil entender que aquilo é um lugar de uso comum, pago, e que é preciso ter o MÍNIMO de respeito? Sei que é perda de tempo, mas segue o decálogo elaborado pelo Empire:

1. Fale o mínimo possível. Deixe a conversa para depois da sessão

2. Saboreie suas guloseimas sem fazer barulho

3. Nada de demonstrações públicas de afeto

4. Esqueça o telefone celular. Até para trocar torpedos, navegar na internet ou conferir as redes sociais

5. Mantenha os pés longe das proltronas

6. Não atrapalhe a visão dos outros. Chegue na hora e não vá ao banheiro no meio do filme

7. Não tire os sapatos

8. Não deixe lixo. Leve seus restos com você. E não participe de guerra de pipocas

9. Nada de estragar o filme dos outros revelando cenas importantes nas redes sociais

10. Reserve seu lugar. Não ocupe lugares reservados.

Cinema é cultura, e educação faz parte do espetáculo!

Obrigado, Ronaldo.

Valdemar Neto.
Leitor do Blog e cliente do Cine Eldorado

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.