segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Termômetros de Garanhuns estão dando mais de 40º. Será?

Pessoas desconfiam que equipamentos podem estar errados



Garanhuns é conhecida por ser uma cidade de clima ameno, estando situada na Serra da Borborema, está a mais de 800 metros acima do nível do mar, com seu ponto mais alto, o Cristo do Magano, registrando 1.030 metros.

Por isto, e seu frio no inverno e brisas no verão, Garanhuns é conheciça como a Suíça Pernambucana, imortalizada em música de Onildo Almeida, gravada por Luiz Gonzaga.

Mas os termômetros da cidade andam dizendo o contrário.

Dois termômetros nas principais ruas da cidade estão registrando, neste início de versão, temperaturas de Rio de Janeiro, Recife ou sertão pernambucano. Não raras vezes, ultrapassa os 40º. O registro de 42º foi obtido pelo David Melo.

Contudo, a população, mesmo sentindo os efeitos do calor, desconfia dos termômetros. Acontece que eles estão situados nas calçadas, próximo aos asfaltos, longe das brisas, sombras ou qualquer coisa que atenuasse o resultado, pelo contrário. O asfalto próximo esquenta, e os termômetros estão dentro de caixas de lata que esquenta mais ainda, como um chapa de grill.

Assim, é de desconfiar mesmo.

Como o clima de Garanhuns é fundamental para movimentar a economia em torno do turismo, seria interessante verificar os equipamentos, e repensar os locais que estão instalados.

Como sugestão, o Relógio das Flores, os Parques (Pau-Pombo e Eucaliptos), Espaço Luís Jardim, onde fariam parte de um contexto cultural e estariam em locais de visitação turística, com climas mais suaves e característicos de nossa cidade.

Mas que está quente, ninguém discorda. Contudo, quem já sentiu os efeitos de cidades que passam os 40º, sabem que Garanhuns não chegou ainda a esta situação. Ou será que já°ººº

Seria interessante, para tirar as dúvidas, a recolocação e aferição dos equipamentos.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.