domingo, 9 de setembro de 2012

QUAL SERÁ A ORDEM FINAL DA ELEIÇÃO DE PREFEITO EM GARANHUNS?

Fizemos uma enquete diferente. Além de procurar saber que nosso e-leitor acha que vai ganhar a eleição em Garanhuns, buscamos ainda descobrir a colocação dos candidatos, pois, como estamos numa campanha bastante disputada, os prognósticos são variáveis. Vejamos logo o resultado:

Silvino, Zé da Luz, Izaías e Paulo 212 (27%)
Izaías, Silvino, Zé da Luz e Paulo. 186 (23%)
Silvino, Izaías, Zé da Luz e Paulo 125 (15%)
Izaías, Zé da Luz, Silvino e Paulo 124 (15%)
Zé da Luz, Izaías, Silvino e Paulo 71 (9%)
Zé da Luz, Silvino, Izaías e Paulo 39 (4%)
Paulo Camelo vai surpreender e terminar na frente de pelo menos um concorrente 28 (3%)
 
Foram 785 votos.
.
AGORA COMIGO: Ressalte-se mais uma vez que enquetes não têm valor científico, porém, alguns dados podemos entender neste resultado.
 
As pessoas sabem da dificuldade de Paulo Camelo, mesmo entrando no voto de opinião e de protesto, terá grande dificuldade de terminar à frente de qualquer outro candidato, principalmente pelas estruturas de campanha e grupos de apoio.
 
Zé da Luz não tem o eleitor da internet, mostrando mais uma vez a dificuldade de entrar no meio dos formadores de opinião e da classe média de Garanhuns. Claramente a enquete não espelha a atual intenção de voto em Garanhuns, pois Zé da Luz tem muito mais que esses 13%, mas levando-se em consideração o perfil do nosso e-leitor, é bem provável que seja isso aí mesmo!
 
Silvino e Izaías polarizam neste perfil eleitoral, mas parece que Silvino tem se exposto mais nas mídias sociais buscando recuperar o tempo perdido devido ao seu embate jurídico. A frente do ex-prefeito na enquete reflete a mobilização que tem tomado as ruas e a internet para criar a "onda 45" como tem sido tratada esta nova fase da campanha. Somando as duas opções em que venceria a eleição, dá 42%.
 
Com 38% Izaías tem este total nas duas opções em que venceria a eleição, atrás portanto de Silvino, mas numa diferença que estaria para os institutos de pesquisa na margem de erro. Mostrando que a equipe de Izaías perdeu, mas foi acompanhando a enquete para não deixar Silvino desgarrar para um patamar maior. Izaías tem utilizado muito bem as mídias sociais, aparecendo mais que seus principais opositores.
 
Curiosamente, quem acha que Silvino vence, acredita que Zé da Luz será segundo.
Quem acha que dará Zé da Luz, aposta em Izaías em segundo.
E quem acha que dará Izaías, aposta em Silvino em segundo.
Ou seja, estão formando um círculo de possibilidades.
 
Mostrando o equilíbrio que está norteando a campanha em Garanhuns.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.