quarta-feira, 9 de março de 2016

Morte de Naná Vasconcelos - O Dia dos Tambores Silenciosos

Naná ganhou o mundo, com Pernambuco batucando no seu coração!



O coração do grande percussionista Naná Vasconcelos, de 71 anos, bateu pela última vez nesta quarta-feira, dia 9 de março. Filho de um violonista do Recife, Naná teve na infância influências musicais que iam de Villa-Lobos a Jimi Hendrix. Especializou-se em instrumentos de percussão brasileiros. 

Juvenal de Holanda Vasconcelos (nome de batismo) nasceu no Recife mas ficou conhecido em outros países - morou 27 anos nos Estados Unidos e outros cinco em Paris, onde trabalhou e gravou discos. 

Era o responsável pela abertura do Carnaval de Pernambuco, unindo as Nações de Maracatu, em um concerto impressionante de tradição e cultura. Coordenava e conduzia com maestria a Noite dos Tambores Silenciosos.

Em setembro de 2015, descobriu um câncer no pulmão – na mesma semana, recebeu a informação de que seria Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foi com seu berimbau que o músico esteve em dezembro de 2015 na UFRPE para receber o título de doutor.

Na abertura do Carnaval do Recife, em fevereiro deste ano, tivemos a última apresentação no palco que foi dele durante muitos anos. Viva Naná!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.