segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

A Cobertura Jornalística da Hecatombe de Garanhuns - Por José Cláudio Gonçalves de Lima

NO PRELO: Historiador Cláudio Gonçalves 
terminou seu novo livro que trata da Hecatombe de Garanhuns


A COBERTURA JORNALÍSTICA DA HECATOMBE DE GARANHUNS

Uma tragédia marcou profundamente a história de Garanhuns. O episódio é tratado como a Hecatombe. Uma briga política envolvendo diversas famílias, ainda hoje presentes no município, mas que não deixou traumas violentos nas futuras gerações, acabou com uma chacina na cadeia pública, para onde foram levadas diversas personalidades da época, provavelmente aliadas de Sales Vilanova. Era a vingança da viúva do Coronel Júlio Brasileiro, assassinado no Recife.

A história já foi contada e recontada, mas sempre traz à tona novas informações e opiniões. 

A tragédia aconteceu em 1917, e portanto, em 2017, teremos o seu centenário. Claro, não se trata de uma comemoração, mas tratar o tema com a importância social, com efeitos da vida do município que se extendem até hoje. O impacto da Hecatombe atingiu a vida social, política, cultural e econômica de Garanhuns profundamente.

O escritor e historiador José Cláudio Gonçalves de Lima, presidente do Instituto Histórico de Garanhuns, acaba de colocar o ponto final em seu mais recente trabalho. Um novo livro contará esta história, depois de uma intensa pesquisa nos arquivos públicos, tendo como panorama a imprensa da época, jornais da capital e de Garanhuns: "A Cobertura Jornalística da Hecatombe de Garanhuns".

O próprio Cláudio Gonçalves já tocou neste tema tão delicado, em um romance muito elogiado: "Os Sitiados - A Hecatombe de Garanhuns". Seu segundo livro foi a comédia satírica: "República". Com capa de Espedito Dias.

O novo livro de Cláudio Gonçalves tem, portanto, importância como registro histórico, e será uma das marcas do centenário da Hecatombe, cuja organização de uma programação já começou a ser modelada pelo Instituto Histórico.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.