terça-feira, 22 de dezembro de 2015

GARANHUNS JAZZ 2016 - O Festival da Resistência, por Alexandre Marinho



Diante da triste decisão da prefeitura de Garanhuns de não apoiar o Garanhuns Jazz e da infeliz declaração da Secretária de Cultura do município, de que o evento "não traz retorno econômico para o município", acho que são oportunas algumas observações:

1) Inicialmente, acredito que a atual gestão passou a ser devedora de um pedido formal de desculpas aos criadores e admiradores do Festival, uma vez que este sempre foi elogiado por toda a mídia local, estadual,nacional e internacional como uma dos melhores eventos de Jazz da última década, no país. E, aliás, quem sempre apoiou e teceu os maiores elogios ao evento foi o atual prefeito. Um evento como este não pode ser desmerecido da forma como foi - e justo por quem teria o dever de apoiá-lo e defendê-lo;

2) Na verdade, estamos diante de uma decisão política, mas com uma justificativa falsa, pois sempre foi divulgado pela própria prefeitura (inclusive com base em pesquisas), que a taxa de ocupação dos hotéis durante o Carnaval, em Garanhuns, só passou a ser elevada depois da realização deste evento;

3) Por que então não apoiá-lo, justamente no momento em que a prefeitura encontra-se financeiramente equilibrada, como tem afirmado o prefeito?

4) Como admirador do Festival, gostaria de fazer um apelo ao seu idealizador e produtor, Giovanni Papaléo:

Prezado Giovanni, sei do quanto você tem se esforçado, nos últimos anos, para manter este Festival, do qual todos nos orgulhamos, mas que sempre sobra para o seu próprio bolso - em razão do amor que você tem à causa. Sei que o Festival de Jazz, antes de ser um evento culturalmente exitoso, é para você uma espécie de projeto de vida.

Mas não seria esta a oportunidade de cortar o cordão umbilical com a Prefeitura e de fazê-lo com o apoio dos amigos e da iniciativa privada? Ainda que em formato reduzido?

Por que não fazê-lo no Tavares Correia, cujo proprietário já se pronunciou favoravelmente, para que em 2017 o mesmo retorne com toda força?

Quem sabe agora não seria uma ótima oportunidade de unirmos todos os admiradores do Festival e de fazermos em 2016 o "Festival da Resistência". Resistência contra as decisões infundadas, contra a insensibilidade, contra o desrespeito aos cidadãos, e sobretudo resistência contra o modelo "capitalista" de se fazer cultura - que só consegue enxergar a música e os bons eventos como instrumento de enriquecimento de seus realizadores.

Resiste, Garanhuns Jazz !!

Alexandre Marinho, Bacharel em Direito

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.