PE CONTRA O CORONAVÍRUS

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Garanhuns recebe novos lotes de vacinas contra a Covid-19

Unidades serão destinadas para primeira dose de idosos e primeira e segunda doses de trabalhadores de saúde


O município de Garanhuns recebeu, nessa quinta-feira (25), mais 1720 doses de vacinas contra a Covid-19. Deste total, 1110 foram da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, que serão destinadas como primeira dose para idosos com idade entre 80 a 84 anos. Já as outras 610 unidades da Sinovac/Butantan vão garantir a primeira e segunda doses dos trabalhadores de saúde.

Com as novas unidades da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, a Secretaria Municipal de Saúde, vai iniciar hoje (26), a campanha para os idosos que fazem parte da quarta etapa desta primeira fase. A vacinação acontecerá em domicílio, priorizando os idosos acamados ou com dificuldade de locomoção. Posteriormente, serão administradas as doses de acordo com a faixa etária do grupo, de forma decrescente, iniciando pelas pessoas com 84 anos de idade.

Cadastro de idosos - Idosos que fazem parte do público-alvo de 80 a 84 anos podem se inscrever por meio do link ( https://abre.ai/cadastro80a84anos ). A aplicação será realizada em data agendada, após contato da Secretaria de Saúde. No momento da vacinação é necessário que o idoso ou responsável esteja munido de CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Também será dada continuidade à vacinação dos trabalhadores de saúde, com as doses da Sinovac/Butantan. Atualmente estão sendo contemplados trabalhadores da área com 60 anos ou mais, profissionais que trabalham no modelo de assistência ‘home care’, e aqueles que atuam em laboratórios de análises clínicas. As definições de grupos foram pactuadas com o Conselho Municipal de Saúde, e publicadas por meio da Resolução nº 123/2021. Posteriormente, serão destinadas as doses para trabalhadores de clínicas de atendimento geral, além de clínicas e consultórios odontológicos, e farmácias.

A secretária de Saúde, Catarina Tenório destaca que o novo lote da Sinovac/Butantan é destinado para ambas as doses do grupo. "Vamos continuar a vacinação dos profissionais de saúde, com as duas doses que já foram repassadas, de acordo com intervalo de tempo recomendado. Já os idosos entre 80 e 84 anos serão contemplados com a primeira dose, e posteriormente novas unidades serão enviadas pelo Ministério da Saúde para completar a imunização", afirmou a secretária.

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.