O vereador Sivaldo Albino que apoia o governo de Izaías Régis, apresentou requerimento na Casa Raimundo de Morais pedindo para o prefeito analisar a possibilidade de transferir o Garanhuns Jazz Festival que atualmente é realizado no carnaval para o período da Semana Santa, que na sua opinião tem mais perfil para receber o grande evento de música de qualidade e que atrai um público diferenciado para nossa cidade.
Segundo Sivaldo, o nosso Jazz durante o carnaval concorre com festas em todo lugar, e até em outros estados, principalmente o público perfil da capital que deseja vir para Garanhuns fica muitas vezes sem querer perder a grande festa pernambucana que é o carnaval, principalmente em Recife e Olinda. Recebem amigos e parentes em casa, gostam e participam de blocos líricos, etc. Tem muita gente que gosta dos dois eventos, mesmo sendo tão diferentes. Sem contar as pessoas de Garanhuns e região que vão passar carnaval em outras regiões, principalmente na folia metropolitana ou nas praias. São pessoas com bom poder aquisitivo que aproveitariam o Jazz, caso ele fosse transferido para a Semana Santa.
Na Semana Santa, poucas cidades têm eventos, principalmente com as características do Garanhuns Jazz, assim, existe a possibilidade de atrair um maior público, incrementando a festa. Teria tudo a ver, música, vinho, peixe, queijo... Provavelmente o movimento nos hotéis e restaurantes seria ainda melhor.
Para Sivaldo Albino, o carnaval poderia ser incentivado com os blocos e troças nos bairros, com maior participação da população. E ainda com um orçamento relativamente baixo. "Parte da população quer a volta do carnaval tradicional, e o jazz não supre esse investimento cultural, pois tem outro público em nossa cidade." - Defendeu o vereador.
O Jazz este ano teve o maior investimento de sua história, mais de quatro vezes se comparado ao ano passado. Foram R$ 700 mil, contra pouco mais de R$ 150 mil de 2012. E pelo que diz Sivaldo, o público por noite foi pouco superior a duas mil pessoas. E a movimentação de hotéis e restaurantes ficou aquém do esperado.
Se fosse transferido para a Semana Santa, quando o Nordeste praticamente para, Garanhuns seria um roteiro natural, e com o incremento de público, o resultado econômico para o município seria muito maior.