sexta-feira, 13 de abril de 2018

BLOG CHUMBO GROSSO COMPLETA 10 ANOS

ALTAMIR PINHEIRO, O GUERRILHEIRO, AFIRMA QUE SEU BLOG É O PRIMEIRO CRIADO NO AGRESTE MERIDIONAL 



"No longínquo 14 de abril de 2008, o então guerrilheiro com a sua inseparável boina à la Che Guevara, criou um blog com os melhores propósitos no tocante ao total direito de se manifestar e escrachar por completo a tão propalada liberdade de imprensa, mas ainda sem saber ao certo aonde iria desembocar no mundo desconhecido, misterioso e surpreendente da ilimitada internet, blogosfera ou redes sociais e até quando ele teimaria em ficar no ar. O tempo - este velho senhor da razão - se encarregou de nos dar a resposta. Dez anos no ar, quase 10 mil artigos publicados, alguns milhões de páginas vistas por alguns milhões de visitantes ou acessadores, pois não é que, nesse ínterim, ganhei uma neta(Sofia), outra neta(Isadora) e mais outra(Gabi)...

Em uma década, a blogosfera expandiu-se em dimensões incalculáveis e o que antes era novidade hoje consolidou-se como um dos meios de informação de maior repercussão e poder de transformação, causando impactos significativos e irreversíveis na mídia convencional(jornais impressos em gráficas). Em todo o Brasil a blogosfera tem 15 anos. Em Garanhuns, o Chumbo, já está no ar há 10. O primeiro blog brasileiro com notícias e comentários diários sobre o que acontece na política e outra forma de cultura está no ar desde 2004. Trata-se do blog do jornalista pernambucano Ricardo Noblat. 5 anos depois viemos e chegamos em sua rabeira.

Como se vê, num mundo cada vez mais rápido, criar um blog, lá em abril de 2008 e vê-lo hoje, em 2018, de vento em poupa, é algo que me enche de alegria e gratidão!!! 10 anos, uma DÉCADA, em qualquer ocasião é muito: seja na idade de uma neta, num novo casamento, num emprego, num relacionamento de namoro ou amizade, mas no caso da internet, DEZ anos é ainda mais significativo: é uma eternidade!!! Lá em 2008, blogs ainda eram poucos, estávamos engatinhando...

No transcorrer desta década pequenas decepções e enormes alegrias, enfim... no balanço final, estou extremamente feliz com os resultados obtidos, muito além do que esperava quando iniciei esta jornada. Alguns artigos tiveram uma repercussão gigantesca e se tornaram referências, como por exemplo, a notícia em primeira mão, por um golpe de sorte e pura coincidência do fatal acidente aéreo e a consequente morte de OI DE GATO. O Chumbo Grosso foi o primeiro blog do Nordeste e o terceiro do país a divulgar o falecimento do ex-governador de Pernambuco, ele passou a perna até no Blog de Magno Martins que noticiou a tragédia com 1 minuto e 27 segundos de atraso em comparação ao Chumbo.

O blog sempre teve e vai continuar tendo um norte, um prumo, uma linha editorial a seguir, geralmente movido por dois “Ps” MAIÚSCULOS: POLÍTICA & PUTARIA!!! Outra coisa: total liberdade aos comentaristas e pura LEALDADE com os seus respectivos leitores. Pois, só eles têm o direito de saber quais são os pressupostos e os princípios de quem escreve. COERÊNCIA na defesa do Estado de Direito, pouco importando se o alvo pertence ou não ao campo ideológico de quem quer que seja. CORAGEM de ir na contramão sempre que isso se mostrou necessário, sem ceder ao alarido e às pressões, inclusive até da empresa, donde, ele continua hospedado por já ter brigado e batido de frente com ela várias vezes em razão de denúncias dos invejosos por não aceitarem seus textos apimentados e suas imagens de sexo livre e explícito. Defeitos?!?!?! Ah, os há às pencas. E os amigos e inimigos jamais deixaram ou deixarão de apontá-los... Que assim seja!!!

Acredito eu, que existe um legado duvidoso e uma bagaceira de textos e artigos que poderão ser lidos, relidos, pensados, debatidos, reconsiderados e contextualizados como o retrato detalhado de uma larga janela de tempo que teve seus dilemas próprios característicos identificados e esmiuçados, muitos deles, obviamente, contraditórios, principalmente aos padrões denominados de “POLITICAMENTE CORRETO”. Agora, gostem ou não, acho que nos últimos 10 anos três palavras marcaram a trajetória das página do blog: LEALDADE, COERÊNCIA E CORAGEM.

Orgulha-me ter contribuído, apesar de ser em muita pequena escala e em algumas oportunidades, para a formação da opinião pública da Cidade, da Região, do Estado, do Brasil e do Mundo, sobre os mais diferentes acontecimentos. Não é à toa que, 60% de sua audiência está cristalizada nas regiões Sul e Sudeste e, cerca de 10% a audiência cabe aos acessadores brasileiros residentes nos Estados Unidos, Portugal e vários países da Europa. A razão, sinceramente, não sei explicar!!! Vamos agora em rumo aos próximos 10 anos. VIDA LONGA AO BLOG!!!

Altamir Pinheiro
Editor do Blog CHUMBO GROSSO

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.