DESTAQUES DO BLOG

DR. ELENÍLSON LIBERATO

quinta-feira, 9 de maio de 2013

O Projeto VEM VER TEATRO em Garanhuns - Por Duvennie Pessoa

Por Duvennie Pessoa*

Lendo no site da Prefeitura de Garanhuns sobre os encantos da cidade e seus potenciais, senti a ausência de se falar na produção artística da cidade. 

Além de artesãos, músicos, artistas plásticos, atores/atrizes etc poderemos ter cada vez mais do que já temos, depende do apoio que tivermos para pormos em prática nossos projetos, nesse caso, em Artes Cênicas. Temos um curso de formação teatral de 200 horas chamado Vem Ver Teatro que já conseguimos realizar por 3 anos consecutivos (2010/2011/2012). 

Os frutos colhidos desse trabalho são inúmeros, o que inclui novos espetáculos na cidade, prêmios, novos grupos teatrais e muitos jovens se encontrando através da arte e optando por uma carreira acadêmcia na área (UFAl / UFPE). Temos um Memorando com todo o levantamento dos ganhos depois de cada edição do Vem Ver Teatro que se inicia assim:

O VEM VER TEATRO VEIO PRA FICAR!

A cena teatral de Garanhuns vem ganhando novos ares desde que o curso de iniciação teatral Projeto Vem Ver Teatro, idealizado e coordenado pelo teatrólogo, dramaturgo e diretor teatral Julierme Galindo com apoio da Prefeitura da cidade através da Secretaria de Cultura, passou a fazer parte da rotina da cidade. 

A aceitação pública do VVT - como o Projeto Vem Ver Teatro é carinhosamente chamado - é percebida na demanda de participação sempre crescente (diariamente a Secretaria de Turismo e Cultura instalada no Centro Cultural recebe telefonemas de interessados em cursar o VVT, as redes sociais dos responsáveis pelo VVT recebem solicitação de matrícula, além de e-mails e indicações das mais variadas origens), no aumento do número de grupos de teatro e de atores profissionais na cidade e no crescimento quantitativo e qualitativo do público que prestigia tanto o evento de encerramento quanto as apresentações dos espetáculos oriundos das 3 edições do projeto.

“Tenho 63 anos e nunca tinha entrado num teatro. Não tinha a menor ideia de como era o prédio. Não conseguia imaginar o que minha neta fazia toda terça e quinta nas aulas. Fui assistir o espetáculo de formatura e fiquei encantada. É tudo muito bonito!” (D. Zulmira, avó de uma das participantes do VVT).

O Projeto envolve mais de 200 pessoas, e ainda atrai várias pessoas de diversos bairros da cidade. Fortalece não só a prática teatral da cidade, mas, sobretudo, desenvolve e estimula a cidadania, oferecendo aos munícipes o prazer de apreciar os valores artísticos contidos em sua localidade, e ainda promove a vinda de pessoas aos assentos do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, até então vazios devido a pouca produção teatral de Garanhuns nos últimos anos. A plateia que prestigiou a conclusão do VVT Ano I em 2010 continua prestigiando espetáculos teatrais:

“Eu não entendia porque alguns atores de tv diziam que preferiam fazer teatro, eu achava que era sem graça. Fiz o VVT I e hoje eu sei o que eles queriam dizer.”(Valéria Santos)

“Fui aluna das oficinas de bairro do VVT I, daí decidi fazer o curso, passei para o VVT II e hoje não perco nada no Teatro!!! (Wanderlândia Melo)

“Assisti Vicência e quando abriu as inscrições para o VVT, não tive dúvidas. Hoje ir ao teatro faz parte da minha rotina.” (Samara Cavalcanti)

O projeto incentiva a permanência na cena garanhuense de artistas do palco para montagem, produção e apresentações de espetáculos, estimulando a formação de plateia e promovendo a formação técnica. O Vem Ver Teatro vem para fortalecer ainda mais o gosto pela arte dramática e democratizar o acesso aos bens de consumo culturais e artísticos de nossa cidade, promovendo cultura e inclusão social: 

A - Curso de Iniciação ao teatro para atores e não atores.
B - Circuito de Apresentações de Esquetes nos Bairros com Oficinas nas Comunidades.
C - Mostra de Esquetes de Bairros.
D - Montagem e Apresentação de Espetáculo com alunos do curso de Iniciação.
(...)

Espero em breve poder ler no site da Prefeitura de Garanhuns que além de comércio, turismo, gastronomia etc, temos também Teatro, Música, Artes Plásticas etc em nossa cidade.

*Duvennie Pessoa é professora, atriz e produtora artística

BLUENET PROVEDOR DE INTERNET

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.