sexta-feira, 17 de julho de 2015

Produção Científica é tema de encontro no Hospital Regional Dom Moura‏

HRDM tem agora equipe para incentivar produção científica no hospital



O Hospital Regional Dom Moura tem se constituído em uma referência regional no ensino-serviço, e deu mais um passo neste sentido ao criar a Comissão Científica – COMIC - formada por profissionais de diversas áreas, especialistas, mestres e doutores como membros executores e consultores. Tendo como um dos objetivos estimular a pesquisa científica nos âmbitos do hospital. As atividades são incentivadas pela direção do HRDM, que tem a gestão do Dr. Luiz Melo.

A COMIC tem o professor doutor psicólogo Luciano Lins como coordenador, Eveline Garcia, Coordenadora do Centro de Estudos, na vice-coordenadoria e a psicóloga, mestre, Kátia Goretti como secretária. Além destes, Bruna Souza, Reila Leliana, Gorethe Lucena e Kilma Fidelix fazem parte dos membros executores desta comissão.

A Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente - NUEPE, Kylma Fidelix, afirma que a COMIC oferece espaço de trocas de experiências, que podem impactar positivamente na produção científica de profissionais e estudantes, com ênfase no próprio hospital, proporcionando um melhor serviço da instituição e da saúde em geral.

CAFÉ CIENTÍFICO

Buscando criar mecanismos que incentivem a pesquisa científica, e estabelecendo um espaço para a troca de conhecimentos e experiências, a COMIC realizou na segunda-feira (13), o I Café Científico do Hospital Regional Dom Moura. Além de apresentar os membros da comissão, trouxe o tema: Como elaborar artigos científicos, ministrado pela professora doutora da UPE Elisângela Castanha. 

"Conversar saboreando um café, discutindo temas diversificados e trazendo orientações sobre pesquisas e normas na produção escrita, numa relação que proporcione o incentivo que muitas vezes falta para um profissional elaborar um trabalho científico. Para isto, estaremos sempre convidando professores que possam mostrar os caminhos para esta produção. Além de profissionais para discussão de temas relacionados com a vivência prática no hospital” - Afirmou Reila Leliana, vice-coordenadora da Residência Multiprofissional.




A IMPORTÂNCIA DA PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA NO ÂMBITO DO HOSPITAL ESCOLA

Com este tema, a professora da Universidade de Pernambuco, Elisângela Ramos Castanha, PhD, Doutora em Ciência Biomédica pela Universidade da Carolina do Sul (EUA), apresentou uma breve palestra, analisando a produção científica acadêmica e profissional, sob o foco dos Programas de Residência em Hospitais, cujas implantações têm qualificado equipes, formando novos tutores e preceptores dentro dos quadros dos hospitais.

"A pesquisa científica ainda não foi introduzida no cotidiano da prática de muitos hospitais, estando seu desenvolvimento como ciência, muitas vezes, atrelado aos Programas de Residência" - Afirma Dra. Elisângela Castanha. O gestor do hospital, Dr. Luiz Melo, conclui: "Como vem se destacando pelos serviços oferecidos, reconhecidos pela população, o Hospital Regional Dom Moura, mais uma vez, busca o desenvolvimento através de novas práticas, otimizando a assistência prestada.”

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.