segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Garanhuns fora do Mapa do Turismo do Governo Federal. Saiba porquê!

Sobre informações da Agência Brasil

Acabou o prazo de adesão ao Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021, que relaciona os municípios com vocação turística e subsidia as decisões do governo federal quanto à distribuição de verbas para fomento de atividades na área. As informações foram lançadas no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo.

E Garanhuns ficou fora por não cumprir requisitos, dentre eles, a criação de um Conselho de Turismo, órgão colegiado com parte de representantes do governo municipal e parte de instituições da iniciativa privada para debater políticas públicas para o setor e fiscalizar ações referentes a investimentos na área, no caso de Garanhuns, eventos como o Festival Viva Dominguinhos e a Magia do Natal. 

Sem estar no Mapa será praticamente inviável investimentos federais para o Turismo em Garanhuns, ficando na dependência de emendas parlamentares. O Secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes já antecipou que a retirada do município do Mapa não interfere no investimento estadual em Garanhuns, a exemplo do que é feito no Festival de Inverno. Logicamente, também não impede os investimentos dos próprios cofres da prefeitura. 

Garanhuns ficar fora do Mapa, além do prejuízo econômico, tem ainda a questão da Gestão Pública, passa uma má imagem do município, um dos mais turísticos do estado não ter a competência para se integrar ao Plano Federal de investimentos.

De acordo com o ministro interino do Turismo, Daniel Nepomuceno, o mapa identifica as políticas públicas de acordo com "as necessidades e talentos" de cada localidade. O cadastro começou em abril indo até final de julho, e o Ministério do Turismo publicou agora, final em agosto, a portaria com o total de municípios e regiões turísticas do Mapa. Existente desde 2013, a plataforma abrange 3.285 municípios, divididos em 328 regiões turísticas.

Os gestores precisavam comprovar que têm Conselho Municipal de Turismo Ativo e prestadores de serviços turísticos, que devem ter registro no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur). É necessário também que o município disponha de órgão ou entidade responsável pela pasta de turismo, que podem estar constituídos na forma de secretaria, fundação, setor, departamento, diretoria ou gerência. 

Os municípios de Jataúba, Paudalho e Ibimirim passam a fazer parte da lista, sendo 76 no total no estado. Na edição atual do Mapa é possível observar a riqueza cultural de cada estado. Pernambuco, por exemplo, ostenta 16 regiões turísticas.

Vamos falar mais sobre estas regiões.


COMPARTILHE

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.