quarta-feira, 6 de maio de 2020

Abrindo óticas, prefeitura de Garanhuns toma decisão polêmica



Enquanto na maioria dos estados das regiões Norte e Nordeste as medidas restritivas vão sendo adotadas cada vez com maior rigidez, inclusive com Lockdown no Pará e Maranhão, aqui em Garanhuns o isolamento vai afrouxando, colocando em risco cada vez mais pessoas. Pela prefeitura são 25 casos de infecção por Coronavírus e sete mortes.

O prefeito Izaías Régis, que já fez piada com mortos e cemitérios de Garanhuns, agora assinou decreto para reabertura das óticas, o que aumenta a movimentação no comércio da cidade, que já tem lojas funcionando com autorização, e outras que deixam meia-porta aberta, insinuando estar em sistema delivery, mas que na prática fazem comercialização. As óticas devem atender com hora marcada, mas na prática, é difícil acontecer. 

É nítido que o movimento na cidade está "quase" normal em alguns momentos do dia, e que foi visto em um ranking de isolamento que deixou o município apenas na 82ª colocação.

Enquanto isso, na Saúde, o município não abriu um leito sequer, nem de enfermaria nem de UTI. Uma licitação para reforma do prédio que deveria abrigar uma UPA24h se arrasta, e deve levar ainda algumas semanas.

O decreto das óticas gerou polêmica e nos grupos de Whatsapp muita gente reclamou. Trata-se de uma medida que vai de encontro ao isolamento adotado por estados e municípios e ainda coloca em risco a saúde dos trabalhadores.

Cabe ao Governo Federal o complemento de renda do trabalhador e auxílio às empresas para que todos fiquem em casa neste período de pandemia mundial, e que funcione o que realmente é essencial.

Aguentamos até agora, segurava mais alguns dias, pois ainda não atingimos o pico da pandemia, e o interior do estado é território ainda inexplorado pelo vírus.

Coloquei uma enquete no Instagram, e neste momento cerca de 90% reprovam a abertura das óticas.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.