Atingidas por fortes chuvas, quatro cidades da Bahia convivem com o risco de nova enchente devido à abertura das comportas de um reservatório em Minas Gerais. O alerta foi emitido pelo Corpo de Bombeiros. O comandante-geral da corporação no estado, coronel Adson Marchesini, informou ainda que as principais barragens baianas estão em nível crítico em relação à quantidade de água, mas afastou risco de rompimento no momento.
Em foco: 37 trechos de rodovias na Bahia foram afetados pelas chuvas de dezembro. O governo federal editou Medida Provisória que abre crédito de R$ 200 milhões para a reconstrução de estradas na Bahia e em outros quatro estados. O governador da Bahia, Rui Costa (PT), fez um apelo para receber mais verbas: “Não é possível recuperar as estradas federais com R$ 80 milhões para o Nordeste”.
Costa informou que algumas cidades perderam todo o estoque de medicamentos e vacinas. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que hoje sobrevoou áreas atingidas pelas enchentes, prometeu o envio de insumos e de médicos. Mas não deu prazos. Veja as ações já anunciadas.
O que pode acontecer agora: estados do Sudeste podem sofrer com fortes chuvas nos próximos dias. O maior risco está em Minas Gerais, e há previsões preocupantes para São Paulo e Rio de Janeiro.