quarta-feira, 6 de agosto de 2014

UPE: Trabalho do Campus Arcoverde é premiado na Paraíba



O trabalho “Recuperando a Aprendizagem”, apresentado pela coordenadora do curso de Odontologia do Campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Arcoverde, professora Arine Lyra, foi um dos três trabalhos premiados com Menção Honrosa na 49ª Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) 2014, evento realizado dias 30/07 e 01/08, em João Pessoa – PB. O estudo tem como coautores os professores Leonardo Carnut, Paulo Reis, Luiz Gutenberg Toledo Filho, Fabio Andrey e Rodrigo Feliciano do Carmo.

O trabalho apresenta o desenvolvimento do “Projeto de Recuperação” existente no curso de Odontologia do Campus, em que se trabalha com a recuperação da aprendizagem para os estudantes que tiram notas abaixo de 5,0 nas avaliações. O premiação foi entregue pelo presidente do evento, o professor Lino Costa.

“Após as avaliações, os professores detectaram quais os conteúdos (individual e coletivamente) que os estudantes têm maior dificuldade, detectando o percentual de erros e acertos das questões. A partir daí, são definidos os temas e estratégias pedagógicas que farão parte do Projeto de Recuperação. Podem ser propostas atividades como desenvolvimento de vídeos, simuladores, maquetes, pranchas, cartoons, teatros de fantoches, jogos desenvolvidos, música. Apresentadas as atividades, o estudante pode obter nota 5,0.

Atualmente, a cultura do Projeto de Recuperação está inserida na comunidade acadêmica e os estudantes confirmam seu real aproveitamento e ganho de aprendizagem. De acordo com a coordenação, observa-se ganhos individuais da aprendizagem; recolocação do estudante em patamares médios, elevando a sua autoestima e confiança e favorecendo uma diferente estratégia de aprendizagem; dentre outros.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.