
O trabalho apresenta o desenvolvimento do “Projeto de Recuperação” existente no curso de Odontologia do Campus, em que se trabalha com a recuperação da aprendizagem para os estudantes que tiram notas abaixo de 5,0 nas avaliações. O premiação foi entregue pelo presidente do evento, o professor Lino Costa.
“Após as avaliações, os professores detectaram quais os conteúdos (individual e coletivamente) que os estudantes têm maior dificuldade, detectando o percentual de erros e acertos das questões. A partir daí, são definidos os temas e estratégias pedagógicas que farão parte do Projeto de Recuperação. Podem ser propostas atividades como desenvolvimento de vídeos, simuladores, maquetes, pranchas, cartoons, teatros de fantoches, jogos desenvolvidos, música. Apresentadas as atividades, o estudante pode obter nota 5,0.
Atualmente, a cultura do Projeto de Recuperação está inserida na comunidade acadêmica e os estudantes confirmam seu real aproveitamento e ganho de aprendizagem. De acordo com a coordenação, observa-se ganhos individuais da aprendizagem; recolocação do estudante em patamares médios, elevando a sua autoestima e confiança e favorecendo uma diferente estratégia de aprendizagem; dentre outros.