Pernambuco Hoje
é o novo telejornal da emissora pública do estado
A TV Pernambuco, emissora pública do estado, exibe, a partir desta segunda-feira (17), um novo produto jornalístico, o Pernambuco Hoje. O telejornal marcou época na década de 1990 na programação da TV Pernambuco - e contou com nomes de destaque do jornalismo do estado como as jornalistas Graça Araújo, Stela Maris, Rose Maria e Marilena Breda - e agora se apresenta como uma das produções que integram a retomada do jornalismo na emissora. De segunda a sexta-feira, o noticiário vai ao ar às 19h no 46.1 do Recife e Região Metropolitana; 12.1 em Caruaru, Arcoverde, Salgueiro e Garanhuns e 13.1 em Petrolina. "Recolocar o Pernambuco Hoje no ar é uma questão de honra, é uma homenagem, um reconhecimento a um jornalismo de qualidade que a Tv Pernambuco sempre praticou. Aqui o jornalismo da gente tem uma marca principal: a prestação de serviço para a comunidade", destaca o diretor-presidente da Empresa Pernambuco de Comunicação - EPC, Ivan Jr.
O Pernambuco Hoje se soma ao Repórter Pernambuco (segunda a sexta às 12h45) e ao Boletim Notícia da Hora como mais um conteúdo jornalístico da emissora pública e comprometido com uma abordagem que privilegia a formação de opinião, pluralidade, diversidade e democracia da informação. “Colocar no ar esse telejornal é um importante marco para TV. A estreia do Pernambuco Hoje consolida o projeto de retomada do jornalismo na emissora, iniciado há dois anos e meio e que sempre foi referência em credibilidade e informação de qualidade. Nossa equipe é sensacional e está bastante entrosada para essa nova etapa”, ressalta a gerente de Jornalismo da TV Pernambuco, Tallita Marques. Nice Lima vai conduzir o programa nas noites da tv: “apresentar o Pernambuco Hoje é um desafio carregado de muita honra e responsabilidade, por representar uma equipe aguerrida que se supera cada dia para entregar conteúdo, e também pela importância que existe em se produzir jornalismo numa emissora pública de tanta história como a TV Pernambuco”, destaca a apresentadora.
Além das reportagens com abordagens diversas e que privilegiam o serviço, o Pernambuco Hoje vai contar com um time de comentaristas que vão levar ao público informações do mundo esportivo e cultural, tudo com leveza e num formato dinâmico. E na semana de estreia, o telejornal põe no ar uma série de reportagens sobre os povos originários de Pernambuco, marcando as celebrações da semana indígena. A série tem produção de Aline Oliveira, reportagem de Tiago Morais e imagens de Uirá Ferreira.
Então fica o convite para que a cidadã e o cidadão telespectadores acompanhem a programação participando, sugerindo, cada vez mais se ligando e se vendo na programação.
Um pouco da história da TV Pernambuco - O sinal da emissora chega a 35 cidades do estado. Afiliada à TV Brasil, a emissora faz parte da Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC) e transmite programas culturais e educativos por meio de retransmissora espalhadas pelo interior pernambucano.
Foi a primeira geradora de TV no interior do Estado e, um ano após a estreia, exibia os primeiros programas locais educativos e telejornais. Atualmente, a TV Pernambuco conta com programas jornalísticos, educativos e culturais de música e cinema.