terça-feira, 11 de setembro de 2018

Pernambuco realiza primeiro júri popular por videoaudiência no Complexo do Curado



A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), através da Executiva de Ressocialização (Seres), realizou, pela primeira vez, um júri popular por vídeoaudiência. A comunicação foi feita, nesta segunda (10 de setembro), do Presídio Juiz Antonio Luiz Lins de Barros (Pjallb), no Complexo do Curado, com a 1ª Vara do Júri do Rio de Janeiro.

O detento José Nunes da Silva, 52, recolhido no Presídio Rorinildo da Rocha Leão (PRRL), em Palmares, foi conduzido por agentes penitenciários ao Pjallb, onde fica a Sala de Videoconferência. Por convocação do Juiz Carlos Gustavo Viana, a sessão iniciou no plenário às 13h e seguiu até as 22h encerrando com a condenação do réu a sete anos de reclusão por homicídio. Após o julgamento, o reeducando retornou à unidade de origem. "Entre as vantagens desse tipo de audiência está a redução de custos já que não é necessário o deslocamento do detento e de efetivos para outros estados", destaca o secretário-executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues. 

Em Pernambuco, as videoconferências judiciárias, com réus e testemunhas do regime fechado, iniciaram em 2016, sendo o Pjallb o local projetado para o sistema de transmissão online, no entanto, a realização no formato de júri popular é pioneira no estado. A sala de videoconferência do Pjallb foi inaugurada em outubro de 2016 composta de dois ambientes onde fica o reeducando de um lado e do outro o técnico do sistema online. 

Fotos: Divulgação/Seres

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.