Visando o direito dos animais e o bem-estar da população, o Deputado José Queiroz (PDT) apoia a criação da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais, proposta pelo vereador de Caruaru, Fagner Fernandes (Avante), na estrutura da Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMAS,
A criação de uma secretaria executiva voltada para o direito dos animais no estado de Pernambuco surge de um anseio social. Foi sugerido que a Sede Estadual atuasse em quatro pilares: castração de cães e gatos para controle reprodutivo, fiscalização de maus tratos, adoção e educação, auxiliando o bom criador de forma geral e proporcionando campanhas educativas permanente nas escolas estaduais para que as crianças sejam agentes multiplicadores quanto aos cuidados, vacinação em dia, e os demais deveres do criador quanto aos direitos do animal.
Outra sugestão importante será de estabelecer parcerias e firmar convênios com entidades de proteção animal e outras organizações e empresas públicas, ou privadas, para a consecução de seus objetivos. “Outra atribuição da possível secretaria será de auxiliar os municípios na identificação e cadastramento dos animais domésticos, a capacitação de recursos humanos para as ações de educação ambiental na defesa dos animais domésticos e da fauna silvestre, além da prevenção e punição de maus tratos”, frisou Queiroz.
Ainda, o vereador de Caruaru, Fagner Fernandes solicitou a José Queiroz uma Delegacia de Crimes ambientais para o município e destacou a necessidade de implantar o órgão para solucionar problemas não só municipais, mas também da região agreste. “Temos presenciado todo tipo de agressão. Diariamente, animais domésticos são vítimas de todo tipo de maus tratos. O caso mais recente foi o envenenamento em massa de grande parte dos gatos que viviam no Cemitério Dom Bosco”, ressaltou o vereador.
CRÉDITOS DA FOTO: Fagner Fernandes / Assessoria