O Cidadania anunciou adesão ao ato “Janelas pela democracia: impechmant já”, que mobilizará a partir das 18h30 desta terça-feira (19) artistas, intelectuais e lideranças políticas de todo o país para defender a democracia e o impeachment do presidente Jair Bolsonaro. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira pelo presidente nacional do partido, Roberto Freire.
Já integravam o ato os partidos PSB, PDT, Rede e PV. Haverá transmissão ao vivo pela página oficial do PSB no Facebook.
Segundo o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, o movimento pelo afastamento de Bolsonaro cresce na medida em que o chefe do Executivo demonstra dia após dia sua incapacidade de administrar o país e aptidão em provocar graves e sucessivas crises que afrontam a Constituição, os Poderes da República, a Federação e as instituições. “Estamos satisfeitos em ter o Cidadania junto conosco neste ato que deve mobilizar todos aqueles que prezam a democracia e, neste momento crítico do nosso país, não irão faltar”, afirmou
Até o momento, mais de 30 pedidos de impedimento apresentados por entidades da sociedade civil e e por partidos políticos contra o atual presidente foram protocolados na Câmara dos Deputados. Uma deles é assinado por parlamentares do PSB.
No pedido de impeachemnt apresentado pelos deputados do PSB, são 11 os crimes de responsabilidade apontados: os que foram denunciados pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro; os crimes de responsabilidade contra a democracia e as instituições; e os crimes de responsabilidade relacionados à pandemia da covid-19.
Assessoria de Imprensa/PSB nacional