quarta-feira, 20 de abril de 2016

Presidente do TCE visita Inspetoria de Garanhuns



A Inspetoria Regional de Garanhuns foi a quarta do interior a receber a visita do presidente do TCE, conselheiro Carlos Porto, para explicar as diretrizes da nova gestão e as medidas de contenção de gastos que estão sendo tomadas para manter o equilíbrio fiscal da Instituição. O corte de gratificações e a redução de outras despesas deverão resultar numa economia de aproximadamente R$ 19 milhões, disse ele.

O inspetor regional Hermógenes Melo deu as boas vindas ao presidente e agradeceu a presença dele na IRGA para discutir com os servidores os problemas da unidade. “Aqui não vai qualquer crítica às gestões anteriores, mas uma das prioridades desta gestão é aproximar a sede das Inspetorias, que deverão ser fortalecidas pelo atual presidente, e não esvaziadas como alguns erroneamente supõem”, emendou Glória Galiza, diretora do Departamento de Controle Municipal (DCM) e uma das expositoras no evento.

As palavras dela foram endossadas pelo presidente, para quem não há intenção de fechar inspetorias e sim fortalecê-las, dada a importância da interiorização do TCE para ficar mais próximo dos municípios e, consequentemente, inibir o desvio dos recursos públicos.

CRISE NACIONAL - A exemplo do que fez nas visitas anteriores – Inspetorias de Palmares, Bezerros e Arcoverde – Carlos Porto abordou em breve palavras a situação crítica em que vive o Brasil sob o ponto de vista da macroeconomia, situando o TCE nesse contexto.

Dizendo-se preocupado com a queda de receita da União, e consequentemente dos estados, ele disse que o Tribunal de Contas tem procurado fazer o “dever de casa” tomando todas as medidas que estão ao seu alcance para não ultrapassar o limite de gastos com a folha que é estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, sem, no entanto, prejudicar financeiramente os servidores. 

Declarou, por outro lado, que foi positivo para a Instituição que essa crise coincidisse com a quarta passagem dele pela presidência do órgão, pois, além de ser o decano da Casa (conselheiro mais antigo), reúne a experiência necessária para, junto a equipe diretiva do órgão, buscar saídas para o enfrentamento da situação.

“Lógico que não vou resolver a crise sozinho. Vou precisar da ajuda de todos. Nós não criamos a crise, estamos sofrendo as suas consequências. Mas já que temos que conviver com ela, temos que ser o mais criativo possível para tentar superá-la”, afirmou o presidente.

Ele destacou dois projetos importantes da gestão do conselheiro Valdecir Pascoal que precisam ser preservados e aperfeiçoados – o Processo Eletrônico e o Portal Tome Conta – até para a melhoria da qualidade dos trabalhos de auditoria. Essa é uma das prioridades da gestão, conforme foi explicado na parte técnica da reunião por João Eudes Bezerra Filho (chefe de gabinete, que substituiu o diretor geral Gustavo Pimentel), Breno Spíndola, Elza Galiza e Teresa Moura.

ENTREVISTA – Como fez nas visitas anteriores, o presidente deslocou-se em seguida para uma entrevista ao vivo à Rádio Correio Sete Colinas.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 20/04/2016

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.