O site do MEC publicou ontem que dez vídeos foram selecionados para concorrer ao prêmio Curtas Histórias, no qual o público poderá votar pela internet, até o próximo dia 27 através desse link.
Os três melhores vídeos, criados por equipes de estudantes e professores, serão premiados em Brasília em dezembro. Sendo um escolhido pelo júri popular, pela internet, e dois pela comissão julgadora.
O tema dessa primeira edição do concurso é "Africanidades Brasileiras", e o concurso recebeu 233 inscrições de equipes de escolas públicas das 27 unidades da Federação.
O concurso de vídeos foi dirigido a estudantes vinculados a programas do Ministério da Educação, como o Mais Educação, Ensino Médio Inovador e Projovem Urbano, trabalhando assuntos atrelados à: educomunicação, comunicação e uso de mídias, cultura digital e cinema.
Cada equipe é composta no máximo por 5 integrantes e os estudantes e o professor da equipe vencedora do concurso ganharão: participação de oficina de cinema e empreendedorismo; um tablet e um smartphone. E a escola na qual estudam, receberá um aparelho datashow, um DVD, uma filmadora digital e uma câmera fotográfica semiprofissional.
Dentre as 10 equipes finalistas em todo Brasil, existem 3 de Pernambuco, das quais uma delas é formada pelos estudantes do Projovem Urbano de Saloá (orientada pelo professor Álvaro Deangelles), como mostra a tabela abaixo dos finalistas.