Poucas cidades têm um açude bonito e agradável em pleno centro da cidade como São João. Aqui na região tem o de Bom Conselho, grande e agora com nova estrutura, inaugurado por Eduardo Campos. E no Sertão tem Triunfo, que conseguiu dar uma conotação turística ao local.
São João foi beneficiado geograficamente. Tem boas terras para plantação, mais água que em outros municípios da região, e a topografia mostra uma cidade quase plana, claro, em relação aos seus vizinhos, como Garanhuns, por exemplo.
Entretanto, o açude que tem enorme potencial para utilização turística e de lazer aparece mais nas páginas policiais e obituários da região. Mais um rapaz aparece morto boiando em suas águas, tinha 22 anos.
Seria interessante um estudo mais aprofundado. Provavelmente a proibição de entrar nele fosse alguma medida plausível, já que a cada morte assusta a população. Pais têm medo que seus filhos se afoguem. Pra completar, às suas margens, logicamente, foi-se se estruturando uma área de lazer com bares e clubes.
O açude tem grande potencial, mas precisa ser olhado com mais cuidado. E depois que cessarem as mortes por afogamento, ver que projeto turístico ele poderia receber para se tornar um lugar de apelo regional.