O vereador Gil PM (PRB), preocupado com a saúde e bem estar da mulher, protocolou requerimento endereçado ao Chefe do Poder Executivo de Garanhuns, solicitando que em parceria com o Governo do Estado, firme convênios com clinicas e hospitais em nossa cidade, para viabilizar a realização de cirurgia de reconstrução mamária em pacientes com câncer de mama, que fizeram retirada total ou parcial do seio.

Na avaliação do vereador, a medida permitirá uma nova realidade para as mulheres que fizeram mastectomia. "Cerca de 31% dos casamentos terminam depois do procedimento, e 64% das mulheres que passaram por esse tipo de cirurgia se sentem inferiorizadas na sociedade. E ter as mamas reconstruídas é um renascimento para a mulher. O impacto na autoestima, no relacionamento afetivo e na vida social é muito grande”, afirmou Gil PM.
O pedido do Parlamentar tem como base a Lei 12.802/2013, que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a fazer a cirurgia plástica reparadora da mama logo em seguida à retirada do câncer, quando houver condições médicas, e a Lei 12.732/2012, que dispõe sobre o prazo para iniciar tratamento de pacientes com neoplasia maligna, em seu artigo 4º diz que os estados que apresentarem carência de serviços especializados em oncologia deverão produzir planos regionais para a área.