O vereador Gil PM (PRB), preocupado com a saúde e bem estar da mulher, protocolou requerimento endereçado ao Chefe do Poder Executivo de Garanhuns, solicitando que em parceria com o Governo do Estado, firme convênios com clinicas e hospitais em nossa cidade, para viabilizar a realização de cirurgia de reconstrução mamária em pacientes com câncer de mama, que fizeram retirada total ou parcial do seio.
Por ano, cerca de 578 pacientes morrem em Pernambuco por causa do câncer de mama. Também anualmente, o Instituto Nacional de Câncer estima a ocorrência de mais de mil novos casos da doença no Estado. Em casos extremos, o câncer de mama requer a necessidade da retirada do seio.
Na avaliação do vereador, a medida permitirá uma nova realidade para as mulheres que fizeram mastectomia. "Cerca de 31% dos casamentos terminam depois do procedimento, e 64% das mulheres que passaram por esse tipo de cirurgia se sentem inferiorizadas na sociedade. E ter as mamas reconstruídas é um renascimento para a mulher. O impacto na autoestima, no relacionamento afetivo e na vida social é muito grande”, afirmou Gil PM.
O pedido do Parlamentar tem como base a Lei 12.802/2013, que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a fazer a cirurgia plástica reparadora da mama logo em seguida à retirada do câncer, quando houver condições médicas, e a Lei 12.732/2012, que dispõe sobre o prazo para iniciar tratamento de pacientes com neoplasia maligna, em seu artigo 4º diz que os estados que apresentarem carência de serviços especializados em oncologia deverão produzir planos regionais para a área.