GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

quinta-feira, 2 de julho de 2020

RECONHECIMENTO / Palmeirina fica entre os melhores da região em Isolamento Social

 

O prefeito de Palmeirina, Marcelo Neves, reuniu a equipe de gestão da área de saúde para receber o Certificado de Reconhecimento pelo trabalho no combate ao Covid-19, cujos bons resultados no Isolamento Social foram mostrados na aferição diária da parceira da InLoco geolocalização e Ministério Público de Pernambuco, com acompanhamento diário de nossa agência, que apontou Palmeirina entre os cinco melhores dentre os 21 municípios que compõem a V Regional de Saúde, referente ao mês de maio de 2020.

Com Marcelo Neves estavam o secretário de saúde, Santelmo Neves, o Coordenador da Vigilância em Saúde, Ewerton Thiago, coordenadora da Atenção Básica, Aline Àlice, a coordenadora do Hospital, Rafaela Figueiredo e nosso amigo Clebes Pereira. 

Conversamos na Secretaria de Saúde, que funciona em um anexo ao hospital, e conferimos o bom trabalho na abertura de leitos especiais para pacientes com Covid-19. Marcelo e Santelmo falaram sobre as iniciativas para o êxito do enfrentamento à pandemia, sempre enaltecendo o trabalho da equipe, inclusive as parcerias com V GERES e Polícia Militar, e principalmente o apoio da população.

Parece simples, mas trata-se de uma ação planejada, efetivada, e monitorada diariamente, por isto o resultado, e ficamos felizes de ver que nosso trabalho de aferir estes dados, somados ao reconhecimento, foram também importantes na motivação da equipe e incentivo a implantação de práticas exitosas.

Anotamos algumas ações:

• Articulação junto aos órgãos oficiais de Saúde no desenvolvimento das ações de combate e elaboração do Plano de Contingência e Decreto Municipal.  

• Garantia quadro de recursos humanos capacitados e suficientes para desenvolver as ações do plano de contingência de Covid-19 dentro da oportunidade que a situação requeira;

Avaliação contínua do cenário para decisões de instalações e medidas urgentes com setores envolvidos; 

Desinfecção das principais ruas e centro onde há maior circulação de pessoas;

Garantia de EPI’s aos profissionais de Saúde e servidores municipais em exercícios das atribuições.

Ações de Educação junto com a Polícia Civil e Militar, bem como Conselho Tutelar de orientação sobre as medidas de segurança.

Aquisição de Equipamento para o Hospital Municipal;

Contração de novos Médicos para a Unidades de Saúde (UBS);

Aumento de medicação e insumos para o Hospital;

Divulgação das normas e diretrizes do Ministério da Saúde para a prevenção e controle da infecção humana pelo novo Coronavírus (COVID - 19) pelos meios de comunicação  Ex: Whatsapp, Instagram e Facebook, Site oficial da Prefeitura e rádio comunitária de Bastião e carro de propaganda.

Notificação, investigação e monitoramento dos casos de Síndrome Gripal e Viajantes;

Divulgação dos boletins epidemiológicos diariamente e  atualização sistemática das informações sobre o novo Coronavírus (COVID - 19); 

Orientação sobre realização de feira livre,  garantindo a comercialização apenas pelos produtores locais, funcionamento do comércio e demais serviços considerados essenciais com distribuição de máscara e álcool. Aos profissionais dos mercados localizados no centro da cidade, fornecimento também  de protetor facial.  Bem como serviços de banco e casa lotérica com monitoramento pela atenção básica é vigilância em saúde; 

• Demarcação das filas nos atendimentos bancários por meio de sinalização no asfalto com distância segura;

Fiscalização dos serviços essenciais garantindo a segurança sanitária para realização dos mesmo;

Atendimento diário das denúncias de descumprimento das medidas sanitárias e isolamento social;

Monitoramento das redes sociais para esclarecimento de rumores, boatos e informações equivocadas;

Orientação a funerárias e coveiros com distribuição de EPI de acordo como deverá proceder os velórios e enterros no município.

Atendimento domiciliar aos usuários idosos, crônicos e acamados, bem como os casos de Síndrome Gripal;

• Instalação  das barreiras sanitárias nas duas entradas principais da cidade com aferição da temperatura, inspeção e descontaminação dos veículos e oferta de máscara. 

•Campanha de vacinação no domicílio dos grupos especiais. 

•Oferta de exames laboratoriais para diagnóstico do covid conforme protocolo do ministério da saúde e secretaria estadual de saúde;

•Atualização dos profissionais por meio de educação permanente nas redes sociais; 

• Estruturação de 1 hospital de campanha exclusivo para atendimento do covid-19 com 6 leitos de retaguarda. 

•Criação de um canal de denúncia por WhatApp e ligação direto com o Gerente do Departamento de  Vigilância em Saúde.

DESTAQUES DO BLOG

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.