domingo, 17 de maio de 2020

RESULTADO IMEDIATO / No primeiro dia, cinco municípios com regras mais rígidas lideram isolamento social no estado

Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco


Embora o termo Lockdown não esteja sendo usado pelas autoridades do estado, o certo é que o conjunto de regras mais rígidas iniciadas em Pernambuco, em cinco municípios da região metropolitana, mostraram resultado imediato já no primeiro dia, esse sábado, 16/05.

Recife, Olinda, Jaboatão, São Lourenço da Mata e Camaragibe respondem por 75% dos casos de covid-19 no estado, segundo a SES/PE, e levaram à tomada de regras mais rígidas que tirem as pessoas das ruas, com fiscalização em estabelecimentos comerciais e barreiras em ruas e entradas dos municípios, que podem levar a multa e em alguns casos até prisão. Tudo isto com participação de diversas instituições, além da efetividade de segurança e saúde. As ações acontecem em parceria do estado com os municípios.

As medidas acabaram surtindo efeito em outros municípios da região, a exemplo de Paulista, Abreu e Lima e Itamaracá. Abaixo a classificação dos 10+ do estado neste sábado. A atualização é diária. Nosso blog tem acompanhado desde o início do mês.

Sábado, 16

1. Recife - 62,1% 
2. Olinda - 61,9%
3. Camaragibe - 59,4%
4. Jaboatão - 58,4%
5. São Lourenço - 58,3%
6. Paulista - 56,4%
7. Ilha de Itamaracá - 55,3%
8. Salgadinho - 54,3%
9. Abreu e Lima - 54,2%
10. Carnaubeira da Penha - 53%

No Agreste Meridional, destaque para Brejão com 50,9%, que ao lado de Caetés, Capoeiras, Terezinha e Palmeirina formam os melhores em isolamento social na região.

Garanhuns vai iniciar uma serie de medidas restritivas nesta segunda-feira (18).

PARA SABER MAIS

O governador Paulo Câmara sancionou na sexta-feira (15), a Lei Nº 16.881, que autoriza a apreensão e remoção dos veículos cujos condutores não cumpram a determinação de obedecer ao rodízio, determinado no decreto publicado esta semana, que estabelece um período de quarentena em cinco municípios da Região Metropolitana do Recife. A Lei, aprovada pela Assembleia Legislativa, foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado.

A quarentena começou a vigorar no sábado amanhã (16) e se estende até o dia 31 de maio. A medida visa aumentar os índices de isolamento social na Região Metropolitana, ampliando as medidas de proteção, restringindo o trânsito de veículos, aumentando a fiscalização em estabelecimentos comerciais e reduzindo a circulação de pessoas nos municípios de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata.

O Artigo 1º da Lei estabelece que, “sem prejuízo da sanção penal legalmente prevista e das sanções administrativas previstas na Lei Federal n° 6.437, de 20 de agosto de 1977, fica autorizado ao Poder Executivo Estadual determinar a apreensão e remoção veicular nas vias públicas, sempre que caracterizada infração aos atos normativos estaduais que estabeleçam restrições à circulação de veículos no Estado de Pernambuco, em decorrência da pandemia da COVID-19, doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2”.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.