Atualmente Garanhuns tem onze vereadores, mas nem todos concorrerão em outubro. Quatro representantes da edilidade municipal desistiram da reeleição. Marcelo Marçal é o candidato a vice na chapa de Silvino Duarte. Natalício e Zé de Vilaço, provavelmente pela questão jurídica, preferiram não arriscarem, e lançaram, João Paulo (genro) e Carla Vilaço (filha), respectivamente. Dimas não é candidato por uma decisão própria.
Como são 13 vagas em jogo, e somente sete disputam a reeleição, já temos aí a certeza de seis novos nomes (ou ex-vereadores) na nova Câmara Municipal. Como é muito difícil retornarem todos os sete, até porque no chapão do PV tem Major Lucena e Júnior Negrão, e possivelmente a coligação não alcance o quociente para uma quantidade maior de eleitos, ou ainda em qualquer outra chapa da proporcional algum candidato surpreenda e tire uma vaga dos atuais vereadores, chegaremos à mudança de mais de 50% da atual legislatura.
Existem nomes fortes e experientes na disputa, e não será surpresa se mudança na Câmara de Vereadores de Garanhuns alcançar índices ainda maiores.
Esta campanha deve ser marcada pelas surpresas também, pois tem muita gente concorrendo, mas pouca gente de muitos votos, a não ser os atuais vereadores. Por isto, podem haver surpresas.