quarta-feira, 7 de agosto de 2013

A importância de Magno Martins para a informação na internet e sua palestra em Garanhuns


Jornalista formado e especializado em política, principalmente naquilo que acontece nos bastidores, Magno Martins foi mais um que migrou das mídias tradicionais para a internet, como Paulo Henrique Amorim, Ricardo Noblat, Josias de Souza, entre tantos outros. Embora tenha grande repercussão com colunas de jornal e seu programa de rádio, o Frente a Frente, na Folha FM, é o blog seu principal meio de comunicação com seu público. O Blog do Magno é um dos mais acessados do país, e pelos números no Alexa.com, o mais acessado blog de político do estado. Não temos seus dados de acesso pelo Google Analytics, mas devem impressionar.

Polêmico, Magno tem uma equipe que ajuda a alimentar diariamente seu espaço na net. Traz notícias de todo o estado, municípios e outras correlatadas, que têm repercussão em todos os lugares, e isto explica seu grande número de acessos. 

Mas sua importância para o estado vai além do seu trabalho informativo, Magno se tornou um divulgador e incentivar das mídias digitais, cortando Pernambuco do Sertão ao Litoral com palestras para disseminar a informação regional e principalmente difundir a importância de blogs e outros sistemas de informação na internet.

As primeiras palestras de Magno Martins eram para apresentar a nova mídia digital, consolidar os blogs como meio de informação confiáveis, dinâmicos e necessários. Com isto, profissionais da comunicação nos municípios foram tomando gosto, e muitos estão na profissão hoje pelo suporte daquele jovem que deixou Afogados da Ingazeira para se tornar uma estrela no jornalismo político pernambucano.

Humildemente, como diria o Papa Francisco, nomes no interior no estado, como este blogueiro e o compadre Roberto Almeida, que estamos na jornada há mais de quatro anos, servimos de base e incentivo regional para que hoje cada município tivesse ao menos um blog acompanhando as notícias locais.

E Magno Martins continuou sua caminhada. Fecundou o blog com parcerias. Hoje além do jornal e da rádio, proporciona aos seus leitores resultados de pesquisas do Instituto Opinião, que em 2012 se mostraram confiáveis e completos, trazendo números ratificados nas urnas. 

Para finalizar, um novo momento. Magno já não precisa apresentar os blogs como novo meio informativo, pois a ferramenta já está consolidada no dia-a-dia dos pernambucanos. O jornalista traz números do Instituto Opinião em que colocam os blogs como um dos principais meios que as pessoas utilizam para se informar, já estando à frente do rádio e anos-luz de distância dos jornais escritos, que estão ficando cada vez mais obsoletos, não trazem a informação instantânea. A internet perde para a TV, ainda onipresente e presente na maioria dos lares, mas a curva estatística mostra a internet ainda em crescimento e a TV em queda.

Quando confundimos internet e blogs, é que na prática, regionalmente falando, a informação local está nos blogs e são neles que as populações das cidades mais distantes dos grandes meios de comunicação se informam sobre as coisas da terra.

Magno Martins vai apresentar este novo quadro em Garanhuns na próxima quinta-feira, no auditório da CDL, às 19h. A realização é da entidade representativa do comércio e de blogs da cidade. Vários prefeitos confirmaram presença, mas gostaríamos de contar também com estudantes, profissionais liberais, políticos, representantes das universidades, etc. Pois este debate vai além de se falar de internet e de política, ele é social e tem forte impacto regional.

A gente se encontra!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.