Na manhã desta quinta-feira (13), o deputado estadual Claudiano Filho (PP) esteve na superintendência do Banco do Nordeste, onde foi recepcionado pela Gerente Executiva Estadual, Joaísa Rodrigues Ferreira e o Gerente Geral, Enildo Lemos Correia Vasconcelos.
Dois temas principais dominaram da reunião, a Lei 15.607/2015, de autoria do deputado, que dispõe sobre a Licença Sanitária para Pequenas Fábricas Rurais de Laticínios. A lei foi criada com o objetivo de incentivar a implantação e regularização de pequenas fábricas de laticínios, instaladas nas fazendas de produtores de leite e por estes geridas. Após sua aprovação, o parlamentar pleiteia a aprovação de uma linha de crédito especial que viabilize a regularização das fabriquetas pelos pequenos produtores, permitindo mais segurança para o setor e a inclusão deles no mercado formal.
Outro tema abordado por Claudiano Filho com os gestores foi a Resolução nº 4.565/2017 que beneficia os produtores rurais do estado de Minas Gerais, permitindo a renegociação de operações de crédito contratadas pelos produtores que tiveram prejuízos em decorrência da seca ou estiagem. Foram beneficiados os que obtiveram empréstimos rurais com financiamentos até 31/12/2016. A intenção de Claudiano é trazer o mesmo benefício para os produtores do estado de Pernambuco.
Como resultado das conversas, o parlamentar conseguiu deixar uma audiência pública marcada para agosto, data exata a ser definida, para tratar da renegociação com o setor e apresentar a realidade aos gestores do Banco.
Com informações de Érika Siqueira, assessora parlamentar