quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Painel global alerta: Amazônia está sob ameaça de transformações ecológicas em 'grande escala'



O desmatamento, as mudanças climáticas e os incêndios ameaçam colocar a Amazônia no caminho de uma "transformação ecológica em larga escala", com um impacto para todo o planeta. O alerta faz parte dos documentos internos do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) que serão publicados a partir de segunda-feira como parte de uma nova série de estudos na esperança de apontar caminhos para evitar uma crise ambiental inédita.

Versões preliminares dos documentos confidenciais, obtidos com exclusividade pelo colunista do UOL Jamil Chade, revelam que haverá uma pressão cada vez maior sobre o Brasil diante do risco que existe para um dos biomas mais importantes: a floresta tropical.

"A floresta amazônica como um repositório de biodiversidade está ameaçada pela relação entre as mudanças no uso da terra e as mudanças climáticas, que poderia levar a uma transformação ecológica em larga escala e a mudanças biológicas a partir de um floresta úmida em floresta seca e pastagens, reduzindo a produtividade e o armazenamento de carbono", alerta o informe, em sua versão original.

O documento também desmonta a tese de que a preservação representa um investimento elevado e recomenda medidas como a consulta de conhecimentos sobre as transformações junto a indígenas e a implementação dos planos nacionais de adaptação para a agricultura e setores florestais. Segundo o IPCC, tais planos mostram avanços institucionais, mas vivem uma "implementação limitada em todos os países, uma vez que as barreiras persistem".

UOL

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.