terça-feira, 19 de maio de 2015

RESULTADO DA ENQUETE: Globo, SBT, Record e Band. Qual você prefere?




A GLOBO É A GLOBO

Desculpem o título bobo acima, mas é a ideia é adjetivar o substantivo. A Rede Globo de Televisão, principal canal do país e líder de audiência, é a Globo, para o bem ou para o mal.

Vista como um veículo de comunicação em massa que busca manipular o povo, seja socialmente, comercialmente ou politicamente, a Globo dita regras e modas, vende produtos, conduz culturalmente o país e distorce fatos políticos, sob sua ótica, suas alianças pelo poder e parcerias comerciais. Politicamente, a Globo apoiou indiretamente a ditadura, e fechou os olhos para os movimentos das ruas na abertura política. Esteve nos bastidores dos governos militares e tem preferência pelos Tucanos.

Por outro lado, nenhum outro canal tem a qualidade de produção da Rede Globo em praticamente todos os seus produtos, mesmo que não se compartilhe de algumas de suas concepções. Mas ainda é a que mais investe em qualidade, com os melhores equipamentos tecnológicos, programas e artistas, e da área de entretenimento, jornalismo, esportes e dramaturgia, com suas novelas e minisséries. As críticas geralmente são a uma ou outra produção, e não ao formato. Se não gostaram de uma novela, e metem o cacete, poucos meses depois vem outra, e ninguém lembra mais da que passou. Seus personagens viram assunto nacional, e se entranham no cotidiano do país.

As concorrentes têm alguns segmentos que se sobressaem. O SBT, com Sílvio Santos e Chaves, encontrou na leveza de uma programação "família" a chave de se fazer um rede de TV "barata" que dá resultado. O patrão fica fazendo gracinhas no domingo e Chaves está há 30 anos contando as mesmas piadas. Mas seus públicos querem isto. O custo benefício é impressionante.

A Band aposta no jornalismo e nos programas exagerados sobre futebol. Tem o Pânico e CQC, mas não tem uma grade que prenda o telespectador durante todo o dia. Vive de bons e maus momentos.

A Record ganhou um apelido que diz tudo: Recópia. O canal da Igreja Universal imita descaradamente a Globo, e afirmava que brigaria pela liderança. Em alguns horários consegue bater na Globo, assim como o SBT também, e a briga fica aí pela vice. A Record não tem consistência, tudo parece supérfluo, e leva a um caminho também de bastidores, como se fizesse a TV com outro objetivo.

A Record busca artistas da Globo, copia programas inteiros como Esporte Espetacular e Fantástico. Até os nomes das atrações são parecidos. Mas não tem a qualidade da líder.

Outro problema da Record é a incoerência. É um canal de Tv administrado por uma igreja evangélica, no entanto também apela para nudez, sexo, traições e violência para conseguir audiência, em programas de baixo nível. A Globo também tem tudo isto, mas não tem a palavra de Deus como objetivo da emissora.

Se fosse para bater na Globo, era bom ver algo diferente. Mas não tem. Sílvio Santos sabe disso, e prefere continuar onde está, sem planos maiores, e fica feliz de vez em quando dar um beliscão no Plim Plim. Sua estratégia dá certo, e aqui, com nossos leitores, ele também é o vice-líder.

Quanto se vê alguém bater na Globo como fez Gugu em uma noite dessas, a gente fica ainda mais triste pois foi em uma entrevista com a Suzane Richthofen. Olha aí. Uma vitrine para o crime em horário nobre. Depois repetiu com o goleiro Bruno. Mas aí já não alcançou o mesmo Ibope.

Alguém pode falar das novelas bíblicas da Record. Assim como falei da Globo, são apenas produtos dentro de uma grade. Elas acabam, e pode vir outra que não agrade, tudo depende de autor, diretor e atores. E tem sido muito cara a produção, que pode inviabilizar a continuidade do projeto.

Para o bem ou para o mal, a Globo é a Globo. 

Confira o resultado da enquete:

Das redes de TV de sinal aberto relacionadas abaixo, qual a da sua preferência?

Globo 78 (42%)
SBT 42 (23%)
Record 36 (19%)
Band 26 (14%)

total de 182 votos

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.