Em mais uma ação de integração entre as redes estadual e municipais de ensino, a Gerência Regional de Educação (GRE) do Agreste Meridional realizou na quinta-feira (18) o II Encontro de Secretários Municipais de Educação, voltado para os 22 dirigentes que integram a área de abrangência da instituição. O evento aconteceu na sede da Gerência, durante o período da manhã, e teve como objetivo discutir as ações pertinentes ao Regime de Colaboração entre Estado e Municípios realizadas no primeiro semestre de 2016, com vistas aos ajustes para o segundo semestre.
Para cumprir a este objetivo, estiveram na pauta assuntos em comum para as duas redes de ensino, tais como Normatização do Sistema de Ensino; programas de acompanhamento à Alfabetização, Ensino Fundamental e Educação do Campo; e Avaliações Externas, como instrumento diagnóstico para aferir resultados em educação.
Uma das novidades trazidas no encontro foi a proposta de formação integrada, na qual estão garantidas vagas para multiplicadores das redes municipais nas formações bimestrais de Língua Portuguesa e Matemática oferecidas para os educadores das escolas estaduais. Ao apresentar a proposta, a gerente da GRE do Agreste Meridional, professora Adelma Elias, deu ênfase à importância do apoio mútuo entre Estado e Municípios na garantia de uma oferta de educação com qualidade em todas as etapas de ensino, focada nos resultados e na melhoria da qualidade de vida na região.
No que diz respeito aos aspectos estruturais, a pauta também contemplou alinhamentos com relação ao Transporte Escolar, cumprimento do Calendário, Matrícula para 2017 e Censo Escolar.
Os Encontros de Secretários Municipais de Educação correspondem uma das atividades de Gestão Integrada previstas no Plano de Gestão da GRE do Agreste Meridional para o biênio 2015-2017. Ainda em 2016, mais um encontro com os dirigentes municipais está programado para dezembro.