segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Infectologista da UPAE profere palestra sobre sarampo em Garanhuns

Dr. Evônio Campelo participou de seminário realizado pela Secretaria Municipal de Saúde




O sarampo tem sido um tema urgente e necessário para debates acadêmicos e nos meios de comunicação, provocados pelos dados recentes que preocupam autoridades de saúde pelo país. Como medida de prevenção pela informação, a Secretaria de Saúde de Garanhuns realizou o Seminário Municipal de Sarampo — Prevenção e controle, para profissionais de saúde das redes pública e privada de assistência, e um dos destaques foi o dr. Evônio de Barros Campelo Júnior, médico infectologista da UPAE Garanhuns. O especialista é doutor em medicina tropical pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e atua também no Hospital das Clínicas (HC-UFPE).

Dr. Evônio Campelo atende na UPAE Garanhuns a pacientes dos 21 municípios da V Regional de Saúde. O coordenador médico da unidade de saúde, Dr. Samuel Feitosa, inclusive, já reforçou a necessidade dos clínicos dos postos de saúde fazerem os encaminhamentos para o especialista quando as hipóteses diagnósticas requererem maior atenção. Com experiência na especialidade, Dr. Evônio foi também bastante consultado recentemente quando noticiava-se há alguns meses a volta da Febre Amarela.

O seminário da última sexta-feira (13) aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença da secretária de saúde do município, Nilva Mendes, vereadores, outras autoridades da área de saúde de Garanhuns, residentes do curso de medicina da Universidade de Pernambuco (UPE), e a população em geral. Segundo a SECOM/Garanhuns, o encontro teve o objetivo de capacitar os profissionais a respeito do manejo e bloqueio de casos de sarampo, se necessário, e foi mediado pelo coordenador de Vigilância em Saúde da secretaria, Edilson Paranhos de Lima.

Dr. Evônio Campelo destacou a importância do esclarecimento e repasse de informações sobre a doença. “A melhor forma de se combater o sarampo é por meio da vacinação. É extremamente necessário que nós, profissionais, alertemos a população para que não sejam vítimas de notícias falsas em relação à prevenção da doença”, comentou. 

Durante a ocasião, também foi promovida a palestra ‘Esquema Vacinal’, com foco na vacina tríplice viral — que também protege contra a rubéola e a caxumba, com a enfermeira e coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em Garanhuns, Luciana Andrade. 

Com informações da SECOM/Garanhuns
Fotos: Daniela Batista — (Secom/PMG)

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.