Endocrinologista da UPAE Garanhuns, Dr. Elenílson Liberato alerta para os riscos à saúde causados pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas
Festas, calor, praia, churrascos, dias ensolarados e outras situações típicas desta época do ano fazem aumentar o consumo de bebidas alcoólicas. É neste período que acontecem grandes eventos, inclusive o carnaval. Na TV as propagandas, principalmente de cervejas, querem mostrar que só existirá diversão se tiver álcool, influenciando diretamente o público jovem.
Algumas reportagens e pesquisas, nem sempre científicas, mostram benefícios do consumo moderado de álcool, porém, segundo o Dr. Elenílson Liberato, endocrinologista da UPAE Garanhuns, os males do álcool, com o consumo contínuo ou exagerado, tem consequências para a saúde que precisam de alguns alertas. "É claro que não vamos proibir o consumo de bebidas alcoólicas de forma generalizada, mas temos o dever de prevenir as pessoas para que cuidem de sua saúde. Órgãos como fígado, rins, coração, pâncreas, cérebro e sistema nervoso sofrem bastante com os excessos, e na maioria das vezes não emitem sinais de que não estão bem. Em muitos casos, temos sim que fazer o paciente perceber os riscos que está correndo." - Afirma o médico.
Além da questão clínica, Dr. Elenílson Liberato analisa que o consumo do álcool de forma excessiva acarreta também problemas psicológicos e sociais, muitas vezes sendo fator desagregador da família. "Embora estejamos alertando sobre o verão, vamos lembrar que a moderação deve seguir por todo o ano" - Finaliza.