Sivaldo Albino e Professor Paulo Dutra, ambos do PSB, tomaram posse na Assembleia Legislativa nesta segunda (4). Os novos parlamentares ocuparão as vagas abertas com as licenças de Rodrigo Novaes (PSD) e Aluísio Lessa (PSB), empossados na última sexta (1º), mas que se afastaram para assumir funções de gestão no Governo do Estado. Os licenciados estão à frente, respectivamente, das secretarias estaduais de Turismo e de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Com experiência prévia no Poder Legislativo, Sivaldo Albino foi vereador em Garanhuns (Agreste Meridional) por quatro mandatos, já tendo presidido a Câmara Municipal e sido, em 2016, candidato a prefeito da cidade. Tem 47 anos e assume pela primeira vez o cargo de deputado estadual. “Só quem nos acompanha desde o início sabe o que passou quem foi garçom, fiscal de ônibus e, hoje, com a bênção de Deus e pela vontade do povo, pode ter a oportunidade de honrar a confiança de cada eleitor e de ser uma voz atuante em favor do Agreste”, discursou.
Paulo Dutra foi professor de Física e gestor de escolas estaduais por mais de 30 anos. O educador participou da implantação do Programa de Educação Integral e já foi secretário-executivo de Educação Profissional na Secretaria Estadual de Educação – onde cuidou da instalação das escolas técnicas estaduais. “Vamos utilizar a política como instrumento de transformação social e de redução das desigualdades, e reafirmamos o compromisso com os profissionais da educação e com todas as áreas igualmente importantes para o desenvolvimento de Pernambuco”, pontuou. Natural de Timbaúba (Mata Norte), o deputado tem 57 anos e também está no primeiro mandato na Alepe.
Ao subirem à mesa dos trabalhos para assinar os termos de posse e ao discursarem, os novos parlamentares receberam aplausos de dezenas de pessoas que estavam nas galerias do Plenário Governador Eduardo Campos. Sivaldo Albino, que obteve 18,3 mil votos, e Paulo Dutra, 17,9 mil, foram suplentes na coligação que reuniu PSB, PSD e MDB nas Eleições 2018 e conquistou 15 cadeiras na Casa de Joaquim Nabuco. Na semana passada, quando já eram previstas as licenças dos titulares, ambos participaram de seminário na Alepe destinado aos deputados estreantes.