Margot Dourado, Ivan M auricio e Ana Lúcia Lins. Foto: Josélia Maria |
Passamos o dia desta quarta-feira (30) na Assembleia Legislativa do Estado, onde participamos de palestras e debates com políticos, jornalistas, professores da área de comunicação e outros mais. Trata-se do evento ALEPE DIGITAL, que aconteceu pela segunda vez, e já havíamos participado do anterior, quando tivemos a palestra do âncora da GloboNews, Sidney Rezende.
Desta vez, outro grande jornalista, Geneton Moraes Neto, notadamente conhecido por grandes entrevistas, principalmente no Fantástico da Rede Globo, e GloboNews. Geneton tem diversos livros lançados, que nasceram de seu trabalho jornalístico. Simples e carismático, o jornalista mostrou grandes momentos de sua carreira, quando conseguiu entrevistas históricas, e instantes de constrangimento com nomes como Roberto Carlos, Chico Buarque, General Newton Cruz, Paulo Maluf, entre muitos outros. "Você tem que perguntar o que as pessoas querem saber, e não o que o entrevistado quer responder".
O II Alepe Digital reuniu Radialistas e Blogueiros de Pernambuco, promovido pela Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado, que tem à frente a jornalista Margot Dourado. A coordenação junto aos blogueiros foi do ex-secretário de Imprensa de Pernambuco, Ivan Maurício, e Thiago dos Santos.
Alguns temas foram constantes, como publicidade, informação, credibilidade, imparcialidade, política, etc.
A perda de credibilidade geralmente acontece ao se tomar partido, pois o próprio leitor passa a ter uma leitura crítica do jornalista, e não da matéria. O professor Rodrigo Correia, da UFPE, tocou no assunto: Não existe isenção total, mas o leitor vai achar mais interessante se ficar claro um ponto de vista do blogueiro, e não o direcionamento da informação. O blogueiro que perde a credibilidade está fadado ao insucesso. "Isto aconteceu com a maioria dos blogs de moda, que passaram a publicar como informação o material editorial pago. Com os de política está acontecendo a mesma coisa".
Ao lado de Cláudio André, no plenário da Assembleia Legislativa |
O evento contou com a presença dos deputados. Diogo Moraes, primeiro-secretário Casa da Joaquim Nabuco, Sílvio Costa Filho, Waldemar Borges e Antônio Moraes. Dentre os blogueiros, podemos citar Josélia Maria (Petrolina), Junior Duarte (Serra Talhada), Didi Galvão (Cabrobó), Edmar Lyra (Recife), já conhecidos de outros eventos. Tinha mais de 50 profissionais, e muitos contaram suas histórias de sucesso, além de dicas para melhoria técnica dos blogs e programas de rádio.
Do Agreste Meridional, estivemos com Cláudio André (Bom Conselho) e Severino Sulipa (Capoeiras).
“O evento é uma oportunidade de nos envolvermos diretamente com jornalistas, blogueiros e radialistas do litoral ao Sertão. Isso demonstra o interesse do Poder Legislativo em interagir com a sociedade”, explicou o primeiro-secretário da Casa, deputado Diogo Moraes.
foto: Giovani Costa - ALEPE |
“Dentro do ‘quarto poder’, que é como se chama a mídia, os blogs são uma força emergente, que deve ser levada em conta. Também as rádios, que entram na casa das pessoas”, destacou o líder do governo Waldemar Borges (PSB).
Para o deputado Sílvio Costa Filho (PTB), a relação mais próxima com o cidadão é uma pauta que une as bancadas. “Esses veículos têm um papel crucial na construção da cidadania na era globalizada, pois dão um panorama detalhado das realidades regionais”, acredita.
Dando início à programação, a chefe do Departamento de Rádio da SCOM, Ana Lúcia Lins, apresentou o novo site da Alepe. Ela destacou os produtos disponibilizados na página, tais como notícias escritas e programas de rádio e TV, mídias sociais, banco de imagens atualizado, busca por deputados e por projetos de lei, agenda, ordem do dia e o Portal da Transparência. “Estamos fazendo um esforço de cada vez mais interiorizar essas informações e contamos com os comunicadores dos veículos regionais para isso”, ressaltou. Segundo ela, desde as mudanças no site, em junho deste ano, houve um incremento de 58% no número de usuários.
Em seguida, o publicitário e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Rodrigo Correa, tratou da informação como produto, destacando os principais elementos para uma gestão de conteúdo eficiente: distribuição, constância, qualidade e comunicação. “Antes se tinha dificuldade em obter a informação. Hoje é mais fácil, porém a gente recebe um volume de conteúdos muito grande. Então o que faz você ser acessado é a recomendação, ou seja, as pessoas falarem bem do seu produto”, observou. Ele ainda acrescentou a importância de pensar a interatividade com as redes sociais e aplicativos como fator estratégico em tempos de internet.
Na última palestra do dia, o jornalista Geneton Moraes Neto, cujo currículo inclui experiências em jornais impressos, na Globo News, no Jornal Nacional e no Fantástico (Rede Globo), trouxe lições da reportagem a partir de experiências marcantes na carreira dele. “Sou otimista com o futuro do jornalismo. Com essa avalanche de informações na atualidade, cada vez mais serão necessários profissionais capazes de selecioná-las para o público”, argumentou. “Nunca se fez tanto jornalismo, basta ver os blogueiros. Mas a gente tem que ter, na internet, os mesmos cuidados com o texto que se tem nos meios tradicionais.”
Ficaram duas grandes impressões. A busca da ALEPE em se aproximar dos meios de divulgação do interior do estado, que possa impactar positivamente no aumento de informações sobre o parlamento pernambucano, e a preocupação para que os blogs não percam suas credibilidades ao se tentarem patrocínios e veiculações publicitárias. A recomendação é que continuem agindo como células digitais de informação a serviço da população.
E ainda a questão do profissionalismo. "Essa questão de diploma, não entro mais. Não são precisos quatro anos para se fazer um bom jornalista. Talvez fosse um curso de extensão, uns dois anos. Mas ninguém perde nada estudando." - disse Geneton.
Texto sobre informações da ALEPE, e considerações do blogueiro