Por que Humberto passou Jarbas e deixou Mendonça lá pra trás? Pergunta fácil de responder.
Na pesquisa JC/Ibope/TV Globo para o senado em Pernambuco, divulgada nesta quinta-feira (27), o senador Humberto Costa (PT) apareceu com 32% das intenções de voto, pela primeira vez na liderança. Em segundo, seu companheiro de chapa, Jarbas Vasconcelos (MDB), com 31%. O terceiro, e bem distante, Mendonça Filho (DEM), com 22%. O restante já não participava da briga por uma das duas vagas. Sílvio Costa (Avante), 12%, Bruno Araújo (PSDB), 9%, entre outros.
Três situações explicam a liderança de Humberto:
a) É o senador de Lula e Haddad. Em Pernambuco Lula é mito e Haddad já tem quase 40% dos votos. Humberto é o senador do PT.
b) Mendonça abriu a artilharia pra cima de Jarbas, que caiu 3%. Embora ainda na margem de erro, foi o bastante para sofrer algum abalo, mas ainda não coloca sua eleição em risco.
c) Jarbas e Humberto fazem a dobradinha com Paulo Câmara. Geralmente o voto é fechado na chapa de governador e senadores, como Paulo lidera, os dois vão juntos até agora. Raras exceções na história o governador não elegeu seus senadores.
A eleição do senado acaba no dia 7 de outubro, portanto somente um fato novo e que cause uma reviravolta pode tirar as eleições de Jarbas e Humberto, pelo Ibope.